Com quase 7 milhões de votos, PRB cresce 53% em número de eleitos na Região Sudeste

Com quase 5 milhões de votos, PRB cresce 53% em número de eleitos na região Sudeste

Além do crescimento em Minas Gerais, que passou a ter 27 prefeitos, São Paulo também teve um crescimento expressivo. Os paulistas saíram de 5 para 13 prefeitos eleitos.

Brasília (DF) – O Partido Republicano Brasileiro (PRB) cresceu nas cinco regiões do Brasil nas eleições deste ano, mas foram os estados do Sudeste que puxaram os maiores índices de crescimento do partido. Além de representar o maior número de prefeitos, MG, ES, SP e RJ ficaram na segunda posição na quantidade de vereadores que conquistaram mandato. Quando comparado com 2012, a região saltou de 23 para 44 prefeitos e passou de 391 vereadores para 590 nas eleições municipais deste ano.

A vitória do senador Marcelo Crivella no segundo turno da capital carioca, com 59% e 1,7 milhão de votos, reflete muito bem esse momento de expansão do PRB não somente no Rio de Janeiro, como também em outros três estados da região. São Paulo que tinha cinco prefeitos passou para 13 e Minas Gerais demonstrou força política ao sair de 15 gestores municipais em 2012 e chegar a marca de 27 republicanos eleitos para comandar os executivos municipais. Espírito Santo teve o menor crescimento com a eleição de apenas um prefeito, do município de Pinheiros, e 21 vereadores. A maior bancada capixaba será em Aracruz, onde o PRB elegeu três das 17 cadeiras no legislativo e tornou-se o partido com o maior número de representantes para a próxima legislatura.

gilberto-abramo-prb-balano-regiao-sudeste-eleicoes-2016-foto-ascom-03-11-2016Sobre o crescimento do PRB em Minas Gerais, o presidente do partido no estado e deputado estadual, Gilberto Abramo, destaca que as executivas municipais tiveram liberdade para fazer a boa política de acordo com a realidade local, sem imposição ou qualquer tipo de impedimento. “Esse resultado se deve, principalmente, ao trabalho que realizamos com as lideranças locais. Quem está na cidade sabe as dificuldades dos municípios e das necessidades da população. Foi com essa autonomia e confiança nesse trabalho, aliado a um planejamento bem feito, que o PRB Minas chegou a esse número”, explicou.

Abramo destaca que, além de ajudar os eleitos para que possam fazer excelentes mandatos, a meta do partido está em 2018. “Com esse objetivo, o crescimento é inevitável. Continuamos buscando pessoas de bem que têm compromisso e responsabilidade com aquilo que é público. Estamos nos preparando para ter uma bancada expressiva no Congresso Nacional em 2018″, afirmou.

Nas câmaras municipais, o PRB também não ficou para trás e emplacou a vitória de parlamentares em cidades importantes da região. Foram eleitos 271 em Minas Gerais, 245 em São Paulo, 53 no Rio de Janeiro e 21 no Espírito Santo. São Paulo elegeu o maior número de vereadores em capitais. A partir de janeiro de 2017, o partido contará com os mandatos dos republicanos André Santos, Atílio Francisco, Rinaldi Digilio e Souza Santos. A capital do Rio de Janeiro vem logo em seguida com três eleitos. A bancada carioca será composta pelos vereadores Inaldo Silva, João Mendes de Jesus e Tânia Bastos.

sergio-fontellas-prb-balano-regiao-sudeste-eleicoes-2016-foto-ascom-03-11-2016Na avaliação do presidente estadual do PRB São Paulo, Sérgio Fontellas, os republicanos eleitos mostraram que o partido está no caminho certo para ser um instrumento cada vez maior de transformação social. “Conseguimos eleger 13 prefeitos. Desse número, chamamos a atenção para a grande São Paulo, onde vencemos as eleições em quatro municípios da região. Isso demonstra a força que o PRB tem hoje e vamos avançar ainda mais”, ressaltou Fontellas ao afirmar que o trabalho de apoio aos eleitos continua durante os quatro anos dos mandatos para ampliar a força partidária nas próximas eleições. “Eu peço a todos que continuem acreditando no projeto político do PRB. Com certeza vamos ter grandes novidades e seremos protagonistas da mesma forma que fomos em 2014 em 2016 e seremos em 2018″, concluiu.

Ao todo, os candidatos republicanos conquistaram quase 7 milhões de votos na região. Somente para a eleição de prefeito (1º e 2º turnos), o PRB contou com 4.863.163 milhões de eleitores e outros 2.020.879 escolheram os candidatos republicanos que disputaram vagas para as câmaras municipais. A lista com todos os municípios que contarão com representação do PRB, quer seja no legislativo ou executivo, chega a 439, sendo que em 195, a sigla teve mais de um eleito.

Dos 44 prefeitos eleitos, cinco são mulheres, o que representa pouco mais de 10% do total de prefeituras conquistadas. Em relação à disputa proporcional, foram eleitas 73 vereadoras republicanas dos 590 parlamentares vitoriosos no último dia 2 de outubro. Entre as mulheres que vão administrar prefeituras está a assistente social Renata Sene do município de Francisco Morato (SP). A lista conta, também, com as republicanas de Minas Gerais, Luzia do Kim de Santana do Paraíso e Eliana Morais de Conselheiro Pena. São Paulo tem, ainda, as prefeitas Fábia Porto de Santa Izabel e Cassia Furlan de Presidente Epitácio.

Representando a juventude republicana, 49 jovens com idade entre 19 e 29 anos ganharam as eleições proporcionais. Minas Gerais é o estado com o maior número de jovens eleitos. Nas terras mineiras, 30 republicanos obtiveram êxito nas eleições e vão representar o povo durante os próximos quatro anos. São Paulo aparece logo em seguida com 17 vereadores e Rio de Janeiro tem dois jovens com mandatos.

Texto: Agência PRB Nacional
Fotos: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3303-5730

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.