Prefeitura do Rio inaugura 22ª feira orgânica do Circuito Carioca

Prefeitura do Rio inaugura 22ª feira orgânica do Circuito Carioca

“Essas feiras orgânicas são uma grande oportunidade para que a população tenha acesso a toda variedade de alimentos saudáveis”, afirma o prefeito Marcelo Crivella

Rio de Janeiro (RJ) – A Prefeitura do Rio de Janeiro inaugura nesta terça-feira (28), no Centro Administrativo São Sebastião (CASS), na Cidade Nova, mais uma feira orgânica do Circuito Carioca. Será a 22ª no município, e vai acontecer toda última terça do mês, sempre das 9h às 15h. Servidores e frequentadores da região terão acesso a alimentos saudáveis e livres de agrotóxicos, além de sucos, bolos e mel.

O Circuito Carioca de Feiras Orgânicas, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI), é tudo que o carioca precisava e queria mais perto de casa e do trabalho. As 21 já existentes acontecem semanalmente em Ipanema, Laranjeiras, Flamengo, Barra da Tijuca, Leblon, Tijuca, Glória, Recreio dos Bandeirantes, Copacabana, Jardim Botânico, Botafogo, Freguesia, Olaria, Ilha do Governador, Leme, Gávea, Urca e Grajaú.

Prefeitura do Rio inaugura 22ª feira orgânica do Circuito Carioca“Essas feiras orgânicas, que a Prefeitura promove por toda a cidade, são uma grande oportunidade para que a população tenha acesso a toda variedade de alimentos saudáveis. E o que também é muito importante: elas incentivam o trabalho de famílias dedicadas a uma agricultura limpa e que não agride o meio ambiente. E agora temos essa notícia auspiciosa de que, uma vez por mês, os servidores municipais terão acesso a esses produtos em seu local de trabalho. E não só eles: são 7.500 pessoas que passam pela sede da Prefeitura diariamente”, comemorou o prefeito Marcelo Crivella (PRB).

São alimentos produzidos sem agrotóxicos ou adubos químicos, de acordo com normas de preservação ambiental, vendidos pelo próprio produtor, sem intermediação. Isso permite preços justos para produtores e consumidores. É uma diversidade de frutas, verduras e legumes. Há também pães, biscoitos, sucos, bolos, palmito, cogumelos, brotos, ovos caipira, queijos, geleias e mel, cultivados por produtores de vários municípios fluminenses.

As feiras do Circuito aproximam as culturas urbana e rural, não ocupam grandes espaços, não produzem cheiro desagradável e servem ainda para difundir costumes, sabores e saberes de práticas saudáveis de alimentação.

Elas são também bons exemplos de gestão de resíduos, uma vez que o sistema baseia-se na autogestão e na harmonia com o meio ambiente. Isso porque as sobras viram compostos orgânicos, o que possibilita a comercialização de mais alimentos com menor produção de lixo – solução para um dos problemas da humanidade atualmente.

O Circuito é uma parceria com agricultores familiares certificados dentro das normas do alimento orgânico e associados à Abio (Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio), à Ong Essência Vital, à Rede Carioca de Agricultura Urbana e à Associação Universitária Latino Americana.

Texto e fotos: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3303-5730

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.