Erick Musso

Erick Musso

|

Biografia

Erick Cabral Musso nasceu no dia 19 de fevereiro de 1987, na cidade de Vitória (ES), mas foi criado e sempre viveu na cidade de Aracruz (ES), onde começou a carreira política. Foi seguindo os passos do avô, Heraldo Barbosa Musso, prefeito da cidade por dois mandatos e deputado estadual por outros três, que Erick iniciou a vida pública. Ele trilhou o caminho da meritocracia: de servidor da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo, reconhecido por suas qualidades técnicas e habilidades de gestão, a deputado estadual (eleito em 2014 e reeleito em 2018) e presidente do parlamento capixaba, já em seu segundo mandato consecutivo (biênios 2017/2019 e 2019/2021).

Um pouco antes, Erick Musso foi eleito, em 2012, aos 25 anos, vereador de Aracruz. Consagrado vencedor nas urnas pelo povo, foi o candidato mais votado no município. Seu perfil agregador já rendeu, logo na sua estreia no parlamento, a escolha pelos seus pares vereadores, para presidir a Câmara Municipal. Em 2014, aos 29 anos, foi eleito com 14.638 votos para o primeiro mandato no legislativo estadual.

Na presidência da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, com um orçamento menor em cerca de R$ 17 milhões, o deputado Erick Musso cortou gastos na ordem de R$ 6,7 milhões com contratos e despesas com diárias e viagens e, paralelamente, inaugurou novos serviços em benefício do povo capixaba, mostrando que é possível fazer mais com menos. Ele ainda reabriu o restaurante, criou o Procon Assembleia, a Procuradoria da Mulher, que dá assistência a vítimas de violência; instalou o Ales Digital, que virtualizou todo o processo legislativo da casa e deu mais transparência aos atos; implantou o Revisa Ales, que fez a revisão das leis antiquadas, simplificando ainda mais a legislação e criou o Espaço Ales Cidadã, que se tornou uma central de serviços à população, oferecendo a emissão de carteira de identidade, além da Delegacia do Consumidor, que funciona dentro da Assembleia.

Nas Eleições 2018, foi reeleito deputado estadual pelo Republicanos Espírito Santo com 21.188 votos. Presidiu a ALES nos biênios 2017-2018 e 2019-2020.

Foi candidato ao Senado em 2022.

Confira todas as matérias AQUI.