Tia Eron promete muito trabalho em Brasília

Tia Eron está entre os 15 deputados federais mais bem votados da Bahia.

Publicado em 7/10/2014 - 00:00 Atualizado em 18/6/2020 - 10:14

Eleita deputada federal com mais de cem mil votos e campeã de votos entre as mulheres na Bahia, a vereadora de Salvador Tia Eron (PRB-BA) diz estar pronta para desembarcar na Capital Federal no próximo ano e colocar a mão na massa em favor do país e do Estado da Bahia.

De acordo com a republicana, uma de suas metas é ampliar as ações que já realiza em âmbito municipal para a esfera nacional, a exemplo de sua luta contra a violência à mulher. “Vou levar para Brasília a mesma garra, seriedade e compromisso e, assim com meu trabalho, realizarei mudança na vida do cidadão. Vou promover a educação e o social para abrir portas para o desenvolvimento das famílias”, disse Eron, que também é coordenadora nacional do PRB Igualdade Racial.

Formada em Direito e Administração, se depender de força de vontade para trabalhar, Tia Eron avisa que vai fazer a diferença em Brasília porque sua fé em Deus é o ponto forte que impulsiona e traz mais energia para o seu cotidiano. “Na Câmara de Salvador, eu trabalho de forma séria em busca de melhorar a vida do povo porque conheço os anseios dessas pessoas que só precisam de atenção”, afirma.

Filiada ao PRB desde 2011, Tia Eron foi convidada pelo presidente nacional do partido, Marcos Pereira, para colocar seu nome à prova do eleitorado baiano. “Aceitei esse desafio não para o meu crescimento, mas para o fortalecimento do PRB, que tem em seu foco buscar o melhor para o Brasil”, explica Eron que vai compor a bancada feminina do PRB ao lado de Rosangela Gomes do Rio de Janeiro.

Para a republicana a imagem do político “está muito manchada pelos que fazem da política um modo de vida e, com isso, não medem esforços para seu benefício próprio”. Para mudar isso, ela afirma ser necessário o envolvimento de homens e mulheres de caráter, sérios e com vontade de trabalhar para o povo.

Além de Tia Eron, a bancada republicana baiana vai contar com Márcio Marinho (reeleito deputado federal), e, na Assembleia Legislativa, José de Arimatéia e Sidelvan Nóbrega, ambos também reconduzidos ao cargo. Juntos, os quatro somaram mais de 390 mil votos.

A vereança

Vereadora pelo quarto mandato consecutivo em Salvador, Tia Eron é a primeira vereadora negra e a mulher mais bem votada na Bahia em todos os pleitos concorridos. “Quando entrei na Câmara já se somavam duas legislaturas sem a representação de mulheres e, com isso, até a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher estava extinta. Batalhei pela reativação da mesma e logo percebi que havia um grande propósito para estar naquele lugar: estava ali para ser a voz das mulheres”, relembra.

Como presidente da Comissão, Eron apresentou diversos projetos, como o que indicou ao governo do estado, em janeiro de 2013, o envio de projeto de lei à Assembleia Legislativa estabelecendo cotas raciais nos concursos realizados pelo poder público estadual. Outro projeto de indicação foi encaminhado para Renan Calheiros, presidente do Senado e do Congresso Nacional, solicitando que tome a mesma posição no legislativo federal e também no Senado.

Preocupada com a educação, Tia Eron desenvolveu um projeto que assegura vaga na rede pública ou conveniada, para toda criança cuja mãe é vítima de agressão doméstica. A ideia da vereadora é exatamente promover oportunidade para essas mulheres que, enquanto estiverem trabalhando, seus filhos estarão em sala de aula.

Text0: Helen Assumpção / Agência PRB Nacional, com informações: Ascom – vereadora Tia Eron
Foto: Douglas Gomes

Reportar Erro
Send this to a friend