Tocantins conquista mais parques aquícolas e pôde responder por 30% da produção nacional

Ministro Eduardo Lopes anunciou em abril de 2014 a demarcação de áreas.

Publicado em 5/1/2015 - 00:00

Tocantins-tera-mais-parques-aquicolas-podera-responder-por-30-da-producao-nacional001-16-04-14
Ministro Eduardo Lopes anunciou em abril de 2014 a demarcação de áreas.

 

Palmas (TO) – O governo federal, por meio do Ministério da Pesca e Aquicultura, criou condições para que o Estado do Tocantins possa responder por até 30% da produção atual da aquicultura brasileira. Foi o que garantiu no mês de abril de 2014 o ministro Eduardo Lopes (PRB), ao lançar mais três projetos de cultivo em três reservatórios de hidrelétricas. Naquela época, ele anunciou a licitação de três parques aquícolas no reservatório de Palmas, na Hidrelétrica de Lajeado, e a demarcação de criatórios nos lagos de Peixe Angical e São Salvador. A capacidade produtiva máxima estabelecida pela Agência Nacional de Águas (ANA) passa das 100 mil toneladas para os três projetos. Serão criadas espécies nativas como o pirarucu, o pacu, o tambaqui e o surubim. Também estava presente o deputado federal César Halum (PRB-TO).

Tocantins-tera-mais-parques-aquicolas-podera-responder-por-30-da-producao-nacional002-16-04-14“Nossa meta, a partir de agora, é fazer com que essas áreas comecem a produzir o quanto antes”, destacou o ministro, ao discursar na cidade de Peixe, ao lado do governador do Estado, Sandoval Cardoso. “Nós acreditamos muito na aquicultura, que poderá levar o desenvolvimento para a região Sudeste do Estado. Por isso vamos dar todo o apoio a essa iniciativa”, assegurou o governador à época.

O ministro Eduardo Lopes, lembrou que, com o desenvolvimento dos cultivos em Tocantins, o governo planeja novos investimentos, com o objetivo de estruturar toda a cadeia produtiva. “Mercado não nos falta. O Brasil hoje é importador de pescados. E não podemos aceitar que um país tão grande, com tanto potencial, produza e exporte menos que o Vietnã, que é menor que o Estado do Rio de Janeiro”, complementou.

Os prefeitos das cidades lindeiras aos lagos de Peixe Angical e São Salvador acreditam que a aquicultura é o caminho para que os reservatórios se transformem em estruturas produtivas, capazes de gerar desenvolvimento para a região, apontada como integrante do chamado “corredor da pobreza”, que vai do Norte ao Sertão Nordestino. “É uma nova alternativa de renda, que pode mudar a realidade da nossa cidade”, observou a prefeita de Peixe, Neila Pereira. “Esse projeto trará sustentabilidade ao pescador e desenvolvimento para a nossa cidade”, concordou o prefeito de São Salvador, Charles Barbosa.

Tocantins-tera-mais-parques-aquicolas-podera-responder-por-30-da-producao-nacional004-16-04-14Crédito Garantido

Naquele período, assim que as licitações fossem concluídas, os pescadores e aquicultores envolvidos com os projetos poderiam contar com o Plano Safra da Pesca e da Aquicultura. Segundo Eduardo Lopes, o Ministério não mediria esforços para remover todo e qualquer entrave que for imposto aos produtores e venha inibir o acesso ao crédito. Ele lembrou que, em 2013, Tocantins obteve somente R$ 6 milhões em créditos do programa. Com os títulos de cessão de uso da água pública, ainda conforme o ministro, os produtores e pescadores ficam aptos a participar do Plano Safra. Somente para 2014 ainda estavam disponíveis mais de R$ 3 bilhões.

“Hoje eu deixo o Tocantins com a sensação de estar cumprindo o meu dever. Quando eu assumi como ministro, a presidenta Dilma me deu a tarefa de aumentar a produção de pescados e nós estamos trabalhando para atingir esse objetivo”, complementou Eduardo Lopes naquele ano.

Fonte e fotos: Ascom – MPA

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

 

Reportar Erro
Send this to a friend