Tia Eron garante volta do Trio do Reggae no carnaval de Salvador, em fevereiro de 2014

Bandas ficaram oito anos fora do circuito oficial.

Publicado em 2/1/2015 - 00:00

Tia Eron garante volta do Trio do Reggae no carnaval de Salvador, em fevereiro de 2014
Bandas ficaram oito anos fora do circuito oficial

 

RETROSPECTIVA

Salvador (BA) – Em fevereiro de 2014, os amantes do reggae ganharam um motivo a mais para curtir o carnaval de Salvador naquele ano. Depois de quase oito anos fora da maior festa popular do planeta, após intervenção da vereadora Tia Eron (PRB), o Trio do Reggae teve lugar garantido no circuito oficial da folia, momento em que devolveu também a emoção aos apaixonados pelo ritmo africano que encanta o mundo. A decisão da Prefeitura de Salvador de valorizar os adeptos da música jamaicana beneficiou diretamente 12 bandas, com 96 músicos.

A alegria de saber que sua luta deu certo, após oito anos de batalha para convencer os organizadores da festa a incluir o reggae novamente no desfile oficial, Jussara Santana, presidente da Associação Cultural Aspiral do Reggae festejou o momento e disse enxergar a valorização. “Sentimos que agora as portas vão se abrir para o reggae e que a nova gestão de Salvador vai melhorar a diversidade cultural de nossa terra”, completou à época.

Jussara lembrou ainda que, para conseguir êxito em sua luta, foi de fundamental importância o apoio da vereadora Tia Eron (PRB). De acordo com a presidente da Associação do Reggae, Tia Eron ficou comovida ao saber que a cultura afrodescendente estava sendo desprezada no carnaval da cidade, que tem a maior população negra fora da África.

“Procurei a vereadora e contei o que estava acontecendo. Ela foi até Guilherme Bellintani, secretário de Cultura, e fez a solicitação provando o quanto o Trio do Reggae é importante para nossa cidade”, encerrou.

Com a decisão da prefeitura, o Trio do Reggae desfilou dois dias da folia com as seguintes atrações: Aspiral do Reggae; Jô Calado; Cativeiro; Dianorina; Reverberação; DJ Raspeu; Resistente; Nova Saga; DJ Acane; Raízes Irredutíveis; Futuro do Reggae e Camafeu Tawá.

Texto: Noel Tavares / Ascom – vereadora Tia Eron
Foto: Ascom – vereadora Tia Eron
Edição: Helen Assumpção / Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no novo portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend