Secretaria do Idoso lançou Cartilha que oferecia informações sobre direitos da Pessoa Idosa

Ação ocorreu em setembro de 2014.

Publicado em 18/1/2015 - 00:00

Secretaria-do-Idoso-lanca-Cartilha-Pessoa-Idosa
Ação ocorreu em setembro de 2014

RETROSPECTIVA

Brasília (DF) – Com o objetivo de proporcionar à pessoa idosa informações e orientações básicas sobre seus direitos, a Secretaria Especial do Idoso do Distrito Federal, lançou no mês de setembro de 2014, a Cartilha do Idoso – “A Pessoa Idosa e seus Direitos Legais” –  Um guia Prático de Direitos da Pessoa Idosa que pretendia auxiliar os sexagenários  e a sociedade,  a conhecer os direitos previstos no Estatuto do Idoso, bem como orientar sobre como e onde exigir respeito a esses direitos.

Como atendimento prioritário, desconto em eventos, vagas especiais em estacionamentos públicos e privados, tarifa social na energia elétrica, direito a habitação entre outros. Eles ainda contarão com os diversos canais de denúncias existentes caso tenham seus direitos violados, como o disque Idoso 156.

À época, de acordo com o secretário do Idoso, Ricardo Quirino (PRB), a Cartilha iria possibilitar a pessoa Idosa, a exercer e exigir os seus direitos de viver em condições de respeito, igualdade e dignidade.

 “Irá buscar em linguagem clara e direta, informar o idoso sobre seus direitos individuais e sociais, além de indicar os locais de atendimento, no caso de violação, e esclarecer as políticas públicas desenvolvidas que o favorecem”, acrescentou naquele período.

A ação fez parte das comemorações do dia Nacional do Idoso realizada pela Secretaria, que durante toda semana daquele mês preparou uma ampla programação, além da Cartilha, passeios culturais, palestras e música.

A “Cartilha – seria distribuída ao público (em versão impressa), no Auditório Geral do complexo da Polícia Civil do Distrito Federal, onde também aconteceria a palestra “Juntos somos mais fortes”, ministrada pela professora Laudicéia Lemos e ainda a apresentação da dupla sertaneja Clayton e Tawan.

Fonte e foto: Ascom SEI

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no novo portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend