Encontros estaduais e atuação republicana no Congresso e no MDIC foram destaques

Encontros estaduais e atuação republicana no Congresso e no MDIC foram destaques

Indústria e Comércio

O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira (PRB), lançou no dia 8 de março, o cronograma de ações do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) em 2017 e o início de parcerias com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Ainda em março, no dia 23, o MDIC lançou o Novo Processo de Exportações do Portal Único do Comércio Exterior (siscomex.gov.br). A iniciativa oferece trâmites simplificados para as vendas externas dos produtos brasileiros, com a eliminação de documentos e etapas e a redução de exigências governamentais. Segundo o ministro Marcos Pereira, o lançamento coloca o Brasil em um novo patamar nas relações comerciais internacionais.

Encontros estaduais

Em Teresina, o 1° Encontro Estadual do PRB Piauí foi realizado, no dia 11 de março, no Cine Teatro da Assembleia Legislativa. O evento contou com a presença de republicanos de todo o estado, mais de 70 comissões provisórias municipais, além de políticos de outros partidos. Durante o encontro, a nova diretoria do PRB Piauí foi empossada.

Em Curitiba também teve evento. O 1º Encontro Estadual do PRB Paraná foi realizado no Teatro Bom Jesus da Faculdade FAE, no dia 17, e reuniu as principais lideranças do partido, entre eles presidentes municipais, vereadores, além de filiados e militantes de vários municípios vizinhos. O evento também contou com apresentações culturais de artistas locais.

Já em Salvador, no dia 25, aconteceu o 1º Encontro Estadual do PRB Juventude da Bahia. Com o tema: “Você sujeito de direitos, tá ligado?” a militância jovem lotou o Fiesta Convention Center, com o objetivo de fortalecer os direitos da juventude, ampliando espaços de poder e discussões que fomentem políticas públicas para os jovens. 

PRB Mulher

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, o PRB Mulher realizou a campanha “Doação Solidária”. A iniciativa teve como objetivo recolher donativos como alimentos não perecíveis, roupas e brinquedos e promover ações em instituições de acolhimento social em todo o país.

Posses

No dia 12, os jovens republicanos de Santa Catarina realizaram a posse de novos coordenadores municipais. Realizado no auditório da Federação dos Trabalhadores no Comércio no Estado de Santa Catarina (Fecesc), o evento contou com a presença do coordenador nacional do PRB Juventude, Renato Junqueira, e do presidente estadual do PRB Santa Cantarina, Sérgio Motta, e outras lideranças políticas.

Em Macapá, a presidente do PRB Amapá, a ex-vereadora Aline Gurgel (PRB), assumiu no dia 13 a Secretaria Extraordinária de Políticas para Mulheres do Estado. A posse foi realizada no Palácio do Setentrião e contou com a presença de lideranças políticas e do governador Waldez Góes.

Em Brasília, após ser presidente da Comissão do Esporte, em 2015, e líder do PRB na Câmara, em 2016, o deputado republicano Márcio Marinho (BA) assumiu um novo desafio: coordenar a Secretaria de Comunicação da Câmara dos Deputados (Secom). Marinho foi indicado pela bancada do PRB e seu nome foi confirmado pelo presidente da Casa, deputado Rodrigo Maia. O republicano tomou posse no dia 16.

Ainda na capital federal, o deputado federal Jhonatan de Jesus (PRB-RR) assumiu o cargo de presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados. O parlamentar foi eleito, por unanimidade, no dia 23. 

Consumidor

Como parte das comemorações do Dia Mundial do Consumidor (15), o deputado federal Celso Russomanno (PRB-SP) registrou, na Câmara, a criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Consumidor, constituída por deputados e senadores. “Esse será mais um instrumento de luta contra as injustiças e em defesa dos consumidores brasileiros”, adiantou.

PRB Rio de Janeiro

O senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) tem lutado para que os municípios fluminenses voltem a crescer e forneçam um atendimento de qualidade. No mês de março, o republicano destinou mais de R$ 15 milhões aos municípios de Tanguá, Arraial do Cabo, Itaboraí, Barra do Piraí, Petrópolis, Rio das Flores, Cabo Frio e Armação dos Búzios. No mesmo mês, no dia 21, o senador Eduardo Lopes subiu à tribuna para afirmar seu posicionamento sobre o fim do foro privilegiado e a CPI da Previdência. Na oportunidade, Lopes disse que é preciso acabar com o foro privilegiado em todos os poderes. Uma semana antes, o senador assinou o requerimento de urgência da PEC 10/2013. “Sou a favor do fim do foro privilegiado em todas as instâncias, seja no Executivo, Legislativo ou Judiciário”, destacou Lopes.

Por Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!