Anúncio da Faculdade Republicana, eleição do novo líder e ações do PRB Mulher

Faculdade Republicana

Na primeira reunião com os presidentes estaduais após o segundo turno das eleições, o líder nacional do PRB e deputado federal eleito, Marcos Pereira, fez um balanço positivo do resultado do partido em todo o país. No encontro, realizado no dia 6 na sede da Fundação Republicana Brasileira (FRB), em Brasília, Marcos Pereira comemorou a eleição dos 30 deputados federais e um senador, além de 42 deputados estaduais. O resultado fez do PRB o segundo partido que mais cresceu.

Durante a reunião realizada com os presidentes estaduais da sigla, em Brasília, Marcos Pereira anunciou que a Fundação Republicana Brasileira (FRB) será a primeira fundação partidária a formar uma faculdade para graduação e pós-graduação devidamente credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).

Novo líder

Em reunião comandada pelo presidente nacional do PRB, deputado federal eleito Marcos Pereira, no dia 6, a bancada do partido na Câmara, incluindo aqueles que tomarão posse dia 1 de fevereiro, escolheu o novo líder a partir do próximo ano: será o deputado Jhonatan de Jesus (PRB-RR).

PRB Mulher

No mês em que é comemorado o Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, celebrado no dia 25 de novembro, o PRB Mulher promoveu mutirões com atividades voltadas para o público feminino em dez estados e no Distrito Federal. Com o objetivo de conscientizar homens e mulheres que passam ou não por situações de violência doméstica, o movimento desenvolveu a campanha: “Ei, abaixa sua mão! À não violência contra a mulher”. A campanha ganhou a adesão das republicanas espalhadas pelo país que, unidas, propagarão ações para defender a causa durante o final de novembro e o início de dezembro.

No dia 19, as republicanas de Roraima mostraram atitude no primeiro evento da campanha: “Ei! abaixa a sua mão. À não violência contra a mulher”, promovida em Boa Vista, pelo PRB Mulher do estado. O evento contou com diversas atividades e palestras de conscientização sobre o tema em parceria com instituições da capital.

No Rio Grande do Sul, a coordenadoria estadual do PRB Mulher do Rio Grande do Sul realizou, no dia 23, uma ação de conscientização sobre “À não violência contra a mulher”, em alusão ao dia 25 de novembro, data em que é comemorado o Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher. Lideradas pela coordenadora Beth Colombo, cerca de 40 republicanas se reuniram no centro da cidade para a distribuição de material informativo sobre os cinco tipos de violência mais frequentes ao gênero feminino.

No dia 24, a militância feminina do PRB Mulher Acre e coordenadora municipal de Rio Branco, deputada estadual Doutora Juliana (PRB-AC), realizaram ação de conscientização na campanha “Ei! Abaixa sua mão. À não violência contra a mulher”, no centro da capital. Durante a ação foram entregues panfletos e informativos que incentivam à não violência.

No mesmo dia, mais um evento da campanha “Ei! Abaixa a sua mão! À não violência contra a mulher”, foi sucesso. Desta vez, no município de Valparaíso em Goiás, no Entorno de do Distrito Federal. As republicanas, lideradas ela coordenadora municipal Wanessa Barbosa, realizaram o encontro na Câmara Municipal.

 

No dia 28, no auditório do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Faculdade Superior Madre Celeste (Esmac) em Ananindeua, foi realizado um encontro alusivo à campanha “16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência Contra as Mulheres”. O evento, organizado pela coordenadora do PRB Mulher Pará, deputada estadual Professora Nilse, tratou da atual temática que sintetiza a luta das mulheres por seus direitos, com 16 Dias intensos de ações positivas e reuniu ativistas engajadas com a causa para compor uma mesa de debates a cerca do tema: “O compromisso do parlamento feminino do Pará na defesa de políticas públicas para mulheres”.

MDIC

No mês de novembro, o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Jorge (PRB) participou de uma missão à China com o objetivo de apresentar melhor o Brasil como parceiro de negócios e aumentar e diversificar as exportações brasileiras. Marcos Jorge visitou o ministro chinês da Indústria e Tecnologia da Informação, Miao Wei, e fez uma visita à Feira Internacional de Importação da China.

No dia 21, os ministros Marcos Jorge (MDIC) e Aloysio Nunes (MRE), pelo lado brasileiro, e o chanceler Roberto Ampuero (MRE), pelo lado chileno, assinaram, em Santiago, acordo amplo de livre comércio (ALC), que expande, atualiza e moderniza acordo comercial prévio, de 1996, responsável por eliminar tarifas de importação no intercâmbio bilateral de bens.

No dia 27, o ministro Marcos Jorge recebeu o título de “Personalidade do Aço” de 2018, conferido pelo Instituto Aço Brasil (IABr). De acordo com o presidente-executivo do IABr, Marco Polo de Mello Lopes, as ações de desburocratização coordenadas pelo MDIC e sua atuação na condução dos temas do setor siderúrgico, especialmente, no relativo ao mercado norte-americano, foram fundamentais para o setor.

FRB

Em novembro, a Fundação Republicana Brasileira (FRB) promoveu, em sua sede em Brasília, uma edição presencial do Curso de Política. O palestrante Valdir Pucci, mestre em Ciência Política, conduziu a aula abordando democracia, cidadania, ética e participação popular. No mesmo mês, a FRB promoveu, no Museu Nacional de Brasília, a segunda edição do Curso de Auxiliar de Biblioteca para agentes de leitura do programa Mala do Livro. A iniciativa é fruto de uma parceria da FRB e da coordenação do projeto.

Em solidariedade ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro, a FRB convidou alunos de idiomas e colaboradores da entidade para doarem sangue na Fundação Hemocentro de Brasília no dia 26. Ação foi pensada para estimular o aumento do banco de sangue do Distrito Federal.

PRB Idoso

O PRB Idoso Pará promoveu, no dia 24, a 1ª “Oficina de papel” para grupos de idosos do bairro Brasília, no distrito de Outeiro, Belém. Durante a ação, realizada no Centro Educacional Sementinhas do Gênesis, as idosas participaram das atividades do curso e desenvolveram técnicas e coordenação motora no corte do papel, colagem e na montagem de sino de natal feito com papel de seda.

Por Agência PRB Nacional

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.