Anúncio da Faculdade Republicana, eleição do novo líder e ações do PRB Mulher

Em novembro o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge (PRB), recebeu o título de “Personalidade do Aço” de 2018

Publicado em 29/1/2019 - 00:00 Atualizado em 15/7/2020 - 16:25

Faculdade Republicana

Na primeira reunião com os presidentes estaduais após o segundo turno das eleições, o líder nacional do PRB e deputado federal eleito, Marcos Pereira, fez um balanço positivo do resultado do partido em todo o país. No encontro, realizado no dia 6 na sede da Fundação Republicana Brasileira (FRB), em Brasília, Marcos Pereira comemorou a eleição dos 30 deputados federais e um senador, além de 42 deputados estaduais. O resultado fez do PRB o segundo partido que mais cresceu.

Durante a reunião realizada com os presidentes estaduais da sigla, em Brasília, Marcos Pereira anunciou que a Fundação Republicana Brasileira (FRB) será a primeira fundação partidária a formar uma faculdade para graduação e pós-graduação devidamente credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).

Novo líder

Em reunião comandada pelo presidente nacional do PRB, deputado federal eleito Marcos Pereira, no dia 6, a bancada do partido na Câmara, incluindo aqueles que tomarão posse dia 1 de fevereiro, escolheu o novo líder a partir do próximo ano: será o deputado Jhonatan de Jesus (PRB-RR).

PRB Mulher

No mês em que é comemorado o Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, celebrado no dia 25 de novembro, o PRB Mulher promoveu mutirões com atividades voltadas para o público feminino em dez estados e no Distrito Federal. Com o objetivo de conscientizar homens e mulheres que passam ou não por situações de violência doméstica, o movimento desenvolveu a campanha: “Ei, abaixa sua mão! À não violência contra a mulher”. A campanha ganhou a adesão das republicanas espalhadas pelo país que, unidas, propagarão ações para defender a causa durante o final de novembro e o início de dezembro.

No dia 19, as republicanas de Roraima mostraram atitude no primeiro evento da campanha: “Ei! abaixa a sua mão. À não violência contra a mulher”, promovida em Boa Vista, pelo PRB Mulher do estado. O evento contou com diversas atividades e palestras de conscientização sobre o tema em parceria com instituições da capital.

No Rio Grande do Sul, a coordenadoria estadual do PRB Mulher do Rio Grande do Sul realizou, no dia 23, uma ação de conscientização sobre “À não violência contra a mulher”, em alusão ao dia 25 de novembro, data em que é comemorado o Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher. Lideradas pela coordenadora Beth Colombo, cerca de 40 republicanas se reuniram no centro da cidade para a distribuição de material informativo sobre os cinco tipos de violência mais frequentes ao gênero feminino.

No dia 24, a militância feminina do PRB Mulher Acre e coordenadora municipal de Rio Branco, deputada estadual Doutora Juliana (PRB-AC), realizaram ação de conscientização na campanha “Ei! Abaixa sua mão. À não violência contra a mulher”, no centro da capital. Durante a ação foram entregues panfletos e informativos que incentivam à não violência.

No mesmo dia, mais um evento da campanha “Ei! Abaixa a sua mão! À não violência contra a mulher”, foi sucesso. Desta vez, no município de Valparaíso em Goiás, no Entorno de do Distrito Federal. As republicanas, lideradas ela coordenadora municipal Wanessa Barbosa, realizaram o encontro na Câmara Municipal.

 

No dia 28, no auditório do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Faculdade Superior Madre Celeste (Esmac) em Ananindeua, foi realizado um encontro alusivo à campanha “16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência Contra as Mulheres”. O evento, organizado pela coordenadora do PRB Mulher Pará, deputada estadual Professora Nilse, tratou da atual temática que sintetiza a luta das mulheres por seus direitos, com 16 Dias intensos de ações positivas e reuniu ativistas engajadas com a causa para compor uma mesa de debates a cerca do tema: “O compromisso do parlamento feminino do Pará na defesa de políticas públicas para mulheres”.

MDIC

No mês de novembro, o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Jorge (PRB) participou de uma missão à China com o objetivo de apresentar melhor o Brasil como parceiro de negócios e aumentar e diversificar as exportações brasileiras. Marcos Jorge visitou o ministro chinês da Indústria e Tecnologia da Informação, Miao Wei, e fez uma visita à Feira Internacional de Importação da China.

No dia 21, os ministros Marcos Jorge (MDIC) e Aloysio Nunes (MRE), pelo lado brasileiro, e o chanceler Roberto Ampuero (MRE), pelo lado chileno, assinaram, em Santiago, acordo amplo de livre comércio (ALC), que expande, atualiza e moderniza acordo comercial prévio, de 1996, responsável por eliminar tarifas de importação no intercâmbio bilateral de bens.

No dia 27, o ministro Marcos Jorge recebeu o título de “Personalidade do Aço” de 2018, conferido pelo Instituto Aço Brasil (IABr). De acordo com o presidente-executivo do IABr, Marco Polo de Mello Lopes, as ações de desburocratização coordenadas pelo MDIC e sua atuação na condução dos temas do setor siderúrgico, especialmente, no relativo ao mercado norte-americano, foram fundamentais para o setor.

FRB

Em novembro, a Fundação Republicana Brasileira (FRB) promoveu, em sua sede em Brasília, uma edição presencial do Curso de Política. O palestrante Valdir Pucci, mestre em Ciência Política, conduziu a aula abordando democracia, cidadania, ética e participação popular. No mesmo mês, a FRB promoveu, no Museu Nacional de Brasília, a segunda edição do Curso de Auxiliar de Biblioteca para agentes de leitura do programa Mala do Livro. A iniciativa é fruto de uma parceria da FRB e da coordenação do projeto.

Em solidariedade ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro, a FRB convidou alunos de idiomas e colaboradores da entidade para doarem sangue na Fundação Hemocentro de Brasília no dia 26. Ação foi pensada para estimular o aumento do banco de sangue do Distrito Federal.

PRB Idoso

O PRB Idoso Pará promoveu, no dia 24, a 1ª “Oficina de papel” para grupos de idosos do bairro Brasília, no distrito de Outeiro, Belém. Durante a ação, realizada no Centro Educacional Sementinhas do Gênesis, as idosas participaram das atividades do curso e desenvolveram técnicas e coordenação motora no corte do papel, colagem e na montagem de sino de natal feito com papel de seda.

Por Agência PRB Nacional

Reportar Erro
Send this to a friend