54 novos conselheiros do Conape foram empossados pelo ministro da Pesca em julho de 2014

O Conape é um órgão consultivo e deliberativo do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).

Publicado em 12/1/2015 - 00:00

54-novos-conselheiros-do-conape-foram-empossados-pelo-ministro-da-pesca-em-julho-de-2014-foto-kenedybryan-08-01-15
O Conape é um órgão consultivo e deliberativo do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).

 

 RETROSPECTIVA

Brasília (DF) – Em julho de 2014, tomaram posse, no Anexo I do Palácio do Planalto, os 54 integrantes do Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca (Conape), órgão consultivo e deliberativo do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). A solenidade foi acompanhada de perto por profissionais de diversas regiões do País.

O presidente do Conape, na época, o ex-ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes (PRB), abriu o evento lançando, “Os Diálogos Regionais da Pesca e Aquicultura”, evento realizado entre os meses de agosto e setembro de 2014.  “Vamos promover uma série de encontros, com a presença de representantes qualificados do setor, para analisar o que já foi feito e apontar diretrizes para o futuro. Queremos dinamizar políticas como o Plano Safra, permitindo de fato o custeio da produção, tanto na pesca quanto na aquicultura e a promoção de investimentos como a  compra de novos equipamentos, tanto para pescarias quanto para criações”, afirmou.

Para ele, um dos desafios do MPA, é derrubar preconceitos de agentes financeiros, melhorando as condições de financiamento e acelerando o processo de modernização do setor. “Com embarcações mais eficientes, como por exemplo, a pesca extrativa se torna mais seletiva e pode atingir pescarias que o País não realiza ou realiza pouco, como as localizadas em regiões mais distantes da costa, na Zona Econômica Exclusiva e em maiores profundidades, destacou Lopes.

O ministro finalizou o discurso, informando que o pescado, nos últimos anos, se firmou e se apresenta como uma grande oportunidade para o Brasil e para os brasileiros. “Significa renda, emprego e desenvolvimento, associado à produção de uma proteína nobre, saudável e sustentável ambientalmente. É uma conquista do nosso País, do povo brasileiro, que temos a missão de defender e fazer crescer ainda mais”, disse.

Esta é a quinta renovação do Conselho. Os novos conselheiros do CONAPE terão assento no colegiado por 24 meses, durante o biênio 2014-2016. As eleições dos representantes da sociedade civil foram realizadas no mês de maio de 2014.

 

Fonte: Ascom – MPA
Foto: Kenedy Brayan

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend