Rogerio Hamam coordena 2ª reunião da Consegue e destaca evolução no combate à violência no futebol

rogerio-hamam-prb-reuniao-roberto-castro-10-09-15

George Hilton não pode participar porque estava em São Paulo, no Fórum Nacional do Esporte, fazendo palestra sobre o Sistema Nacional do Esporte.

 

Brasília (DF) – Desde o início de sua gestão, o ministro do Esporte, George Hilton (PRB), vem discutindo ações e buscando formas de combater a violência nos estádios de futebol e nos seus arredores, para que o palco do futebol volte a ser frequentado por famílias. Ele lançou o programa ‘Grito de Paz’ e tem realizado reuniões com diversos setores do mundo esportivo, como torcidas organizadas, dirigentes, treinadores e atletas. O ministro também está à frente da Comissão Nacional de Prevenção da Violência e Segurança nos Espetáculos Esportivos (Consegue), em pareceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça.

Nesta quarta-feira (9), foi realizada na sede do Ministério do Esporte a 2ª reunião do grupo. George Hilton não pode participar porque estava em São Paulo, no Fórum Nacional do Esporte, fazendo palestra sobre o Sistema Nacional do Esporte. Coube ao secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Rogério Hamam (PRB), coordenar o encontro. “Conseguimos avançar bastante nas questões dos procedimentos operacionais, na regulamentação do Estatuto do Torcedor, que justamente vai dar embasamento necessário para as ações que tendem a ser padronizadas em todos os estados da Federação”, explicou Hamam, para em seguida completar: “Na questão da Justiça, já fizemos um trabalho junto à Polícia Militar, ao Corpo de Bombeiros, à Polícia Civil. Chegamos a um documento supervalioso, que unifica as ações dessas três esferas. Agora estamos encaminhando para o âmbito esportivo, em reuniões com federações e confederações, para buscar esse mesmo documento”.

Hamam ainda lembrou que entre a 1ª e a 2ª reuniões da Consegue, a MP do Futebol virou lei, o que foi outro grande passo. “Em um prazo de três a quatro meses em relação à última reunião, creio que evoluímos bastante. Temos uma dinâmica muito intensa. De lá pra cá, ganhamos uma lei nova, o Profut, que renegocia as dívidas dos clubes, mas estabelece fortes contrapartidas para assegurar uma melhor gestão do futebol”, disse. A primeira reunião ocorreu no Rio de Janeiro, em 27 de maio.

O presidente da Comissão Estadual de Arbitragem da Federação Paulista de Futebol, Marcos Cabral Marinho de Moura, conhecido como Coronel Marinho, elogiou a proposta da Consegue, mas fez um alerta: “Precisamos aprimorar as coisas. Não pensar apenas em usar polícia para resolver. Ttemos que pensar também na Justiça. Temos que envolver dirigentes, federações, a CBF. O esforço envolve a polícia, a investigação, que faz parte do âmbito da Polícia Civil, o Ministério Público e envolve principalmente a Justiça, que é quem vai aplicar a lei. Temos que sistematizar isso, harmonizar esses entes para que toda a ideia do Consegue dê certo e colhamos frutos. Ou seja, para atingirmos o que tanto sonhamos: a conquista da paz dentro do futebol. Se uma dessas peças falhar, vai tudo por água abaixo”.

Marinho exaltou a iniciativa da Consegue. “Estamos discutindo um projeto de nível nacional, com troca de informações. Por exemplo: quem está proibido de entrar em jogos no Sul também não entrará em jogos no Rio, em São Paulo, em qualquer outro lugar. Portanto, gostaria de parabenizar o Ministério do Esporte e também o Ministério da Justiça, seu parceiro nesta empreitada”.

Texto: Petronilo Oliveira / Ascom – Ministério do Esporte
Edição: Agência PRB Nacional de Notícias
Foto: Roberto Castro

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!