Reunião do Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas discute políticas para o setor

Reunião do Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas discute políticas para o setor

O ministro Marcos Jorge (PRB) destacou na abertura do evento a importância do segmento para a economia brasileira

Brasília (DF) – O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) realizou, na última quarta-feira (28), em Brasília, a 2ª Reunião Plenária do Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresa. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa (Sempe) reuniu representantes da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Micro e Pequenas Empresas, do Sebrae, além de empresários e microempreendedores.

O ministro Marcos Jorge (PRB) destacou na abertura do evento a importância do segmento para a economia brasileira. “O Brasil tem cerca de 15 milhões de empresas, que respondem por quase um terço do PIB do país e que, juntas, são responsáveis por 54% dos empregos formais”, disse.

Ele explicou as ações do MDIC para fomentar as micro e pequenas empresas (MPE), como a Semana Nacional do Crédito, série de eventos realizados no mês de novembro em todo o país. Trata-se de ação coordenada entre os maiores bancos com atuação no Brasil, o Sebrae, a CNI, a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional e parceiros locais para buscar novos valores de crédito para os pequenos empresários e, também, regularizar a situação de empréstimos em atraso e em impostos não quitados na data de vencimento. No ano passado, a Semana Nacional do Crédito realizou operações que somaram mais de R$ 8 bilhões.

“Sabemos que um dos grandes gargalos das empresas de menor porte é o acesso a crédito. Por isso estamos atentos à necessidade de fortalecimento e ampliação do sistema de financiamento e acesso a crédito”, afirmou Marcos Jorge.

Outra importante iniciativa citada pelo ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços foi a regulamentação e a divulgação do Simples Exportação, com a publicação do regime aduaneiro simplificado de exportação para as micro e pequenas empresas optantes pelo Simples Nacional por meio de operadores logísticos autorizados. A medida busca aumentar a inserção das empresas de micro e pequeno porte no comércio internacional.

Fórum Permanente

Em março de 2017, foi realizada a 1ª Reunião Plenária do Fórum Permanente das MPE sob a gestão do MDIC. Com isso, foi reaberto um espaço de interlocução que estava interrompido desde 2014.

O grupo reúne representantes do governo federal, das instituições nacionais de apoio e representatividade das micro e pequenas empresas e dos fóruns regionais de todos os estados do Brasil para pensar e aprimorar as políticas públicas voltadas para o setor.

De acordo com dados apresentados pelo secretário especial da Micro e Pequena Empresa, José Ricardo da Veiga, desde o primeiro encontro já foram realizadas mais de 60 reuniões, com mais de 3 mil participações presenciais e virtuais.

“Isso facilitou a coleta de sugestões para aprimoramento da política pública da MPE junto a um número muito grande de entidades, além de as interações on-line conferirem ao Fórum modernidade e racionalização de custos. O MDIC e a Sempe têm trabalhado intensamente para oferecer as melhores condições para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas no país”, disse.

Além de Marcos Jorge e José Ricardo, participaram da reunião desta quarta o presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Micro e Pequenas Empresas, deputado federal e senador eleito Jorginho Mello e os deputados federais Otávio Leite, Carlos Melles; e o assessor especial do Sebrae, Carlos Baião.

Texto e foto: Ascom – MDIC

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3303-5730

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.