PRB lança 267 candidatas em todo o país

PRB lança 267 candidatas em todo o país

Além de vagas ao legislativo estadual e federal, o PRB tem uma candidata a vice-governadora

Publicado em 20/8/2018 - 00:00

PRB lança 267 candidatas em todo o país
Além de vagas ao legislativo estadual e federal, o PRB tem uma candidata a vice-governadora. Número demostra que as mulheres estão determinadas a ocupar mais espaço na vida pública

Brasília (DF) – O PRB vai às urnas no dia 7 de outubro com 814 candidatos. O número não só revela o empenho do partido em ampliar a força política, mas também demonstra o compromisso da sigla em garantir espaço na vida pública para as mulheres, que neste ano lança 267 candidaturas para as vagas de deputadas distrital, estadual, federal e ao cargo de vice-governadora.

A maioria das candidaturas é para vagas nas Assembleias Legislativas, sendo 168. Na disputa à Câmara dos Deputados, o partido vai às urnas com 77 candidatas. No geral, o número de mulheres candidatas supera a exigência da legislação eleitoral e chega ao percentual de 32,2% em relação ao gênero oposto.

Entre os estados com maior número de candidaturas femininas estão de Rio de Janeiro, com 46 candidatas, São Paulo com 38, seguido por Roraima com 14 e Pará, na quarta posição com 12 mulheres.

Para a coordenadora nacional do PRB Mulher, a deputada federal Rosangela Gomes (RJ) e candidata à reeleição, “os números refletem o compromisso do partido com a inserção das mulheres na boa política e na melhoria da qualidade da gestão pública brasileira”.

Com candidaturas potenciais de norte a sul do país, o PRB também terá disputa na majoritária no Rio de Janeiro. Lá, a vereadora de Duque de Caxias, Leide, disputará a vice-governadora na chapa de Anthony Garotinho ao Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Em seu quarto mandato, Leide tem uma ampla atuação em defesa da mulher, dos idosos e é coordenadora estadual PRB Igualdade Racial. “Estou muito feliz com a proposta, as oportunidades surgem para que possamos mostrar nossa competência e condição de trabalhar. Nós mulheres precisamos estar na base do governo para que possamos realizar aquilo que realmente é necessário em nosso favor. Queremos que todas as mulheres se sintam representadas, porque o Garotinho não escolheu a vereadora Leide, mas a mulher que é dona de casa, mãe, empresária e trabalhadora”, disse a republicana.

Na última eleição geral, em 2014, o partido elegeu apenas cinco deputadas, sendo três estaduais e duas federais. Neste ano, com a ampliação das candidaturas femininas e do trabalho realizado pelo partido por meio da Fundação Republicana Brasileira (FRB), a expectativa é de que a sigla saia das eleições com um resultado positivo em todas as regiões do país.

 

Estados e número de candidatas distrital, estadual e federal

Estado Deputado Estadual Deputado Federal
AC 6
AM 2
AP 3 1
BA 5 2
CE 4
DF 2
ES 9 4
GO 5
MA 3
MG 4 1
MS 3 1
MT 2 1
PA 12
PB 3
PE 3
PI 2
PR 15 8
RJ 29 17
RN 8 1
RO 14
RR 10 1
RS 13 2
SC 6 3
SE 1
SP 7 30

 

Estado VICE-GOVERNADORA
RJ  Leide


Texto e fotomontagem: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend