PRB é o único partido que mantém crescimento contínuo desde sua fundação

PRB é o único partido que mantém crescimento contínuo desde sua fundação

Sigla foi a única do país a crescer consecutivamente em comparação a partidos tradicionais, que perderam representatividade na Câmara dos Deputados

Brasília (DF) – Desde que participou da primeira eleição majoritária em 2006, o Partido Republicano Brasileiro (PRB) já mostrava que tinha tudo para crescer e construir um legado para o Brasil. Com a junção de ingredientes como trabalho, seriedade e planejamento, a agremiação partidária se credenciou como um dos mais ascendentes entre todos os partidos e provou seu potencial ano a ano.

Clique na imagem para ampliar

Segundo o levantamento “Novo Congresso Nacional em Números”, do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), que avaliou o desempenho dos partidos políticos brasileiros, o PRB lidera o gráfico de ascensão e é a única sigla que manteve crescimento contínuo. 

Nas Eleições 2006, o partido elegeu um deputado federal e no pleito de 2010, foram oito. Em maio de 2011, Marcos Pereira, ao assumir a presidência nacional do PRB, afirmou que era a hora de retribuir a confiança da sociedade honrando cada voto com muito trabalho e dedicação. Com sua atuação, fez com que a sigla obtivesse crescimento expressivo já nas Eleições 2014, quando foram eleitos 21 deputados federais, se tornando a 10ª maior bancada da Casa. 

A ascensão do partido não parou por aí. Nas Eleições 2018, o PRB conquistou 30 cadeiras, sendo alçada à oitava maior bancada da Câmara. O reconhecimento do trabalho de cada republicano e de seu presidente fez com que o partido atingisse essa marca, sempre prezando pela seriedade e responsabilidade com os compromissos firmados com os eleitores. Marcos Pereira, hoje deputado federal por São Paulo, foi eleito no dia 1º de fevereiro como vice-presidente da Câmara dos Deputados já em seu primeiro mandato.

Diante do crescimento da representatividade do partido e por ser uma legenda de centro, Marcos Pereira destaca que os republicanos têm um papel fundamental para a política nacional nesse momento. O PRB é o segundo partido que mais cresceu: de 21 para 30. 

“O papel do PRB será manter o equilíbrio, pois estamos vivendo um momento em que o país ainda está dividido entre direita e esquerda. Temos que buscar um equilíbrio entre essas forças, como forma de avançarmos como nação. O partido terá um papel fundamental de ponderação, de apoio às aprovações de reformas que o Brasil precisa. Não necessariamente àquelas que o governo quer, mas àquelas que o Brasil precisa e que serão debatidas aqui no parlamento”, avalia o presidente.

Na contramão do PRB, partidos tradicionais da política brasileira perderam representatividade na Câmara, nas últimas eleições. O PMDB (hoje MDB) foi o mais afetado pelo resultado das urnas no ano passado. Em 2014 elegeu 64 deputados e em 2018 esse número caiu para 34. Outra sigla histórica, o PSDB, viu sua bancada diminuir de 54 para 29. Quem também viu sua bancada sofrer uma redução expressiva foi o PT: de 69 para 55.

Representação feminina

O PRB também fez história nas Eleições 2018 ao eleger três deputadas federais: Rosangela Gomes (RJ); Aline Gurgel (AP) e Maria Rosas (SP), isso representa um crescimento de 50% em relação ao pleito anterior.

Texto e arte: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.