Pescadores de Itaperuna ganham Caminhão do Peixe

Veículo funciona como peixaria móvel

Publicado em 19/9/2013 - 00:00

19_09_13_destaque05_pescadores_Itaperuna_ganham_caminhao_peixe
O veículo foi entregue pelo ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella (PRB) ao prefeito de Itaperuna, Alfredo Paulo Marques Rodrigues, em solenidade na Colônia de Pescadores Z-20

Itaperuna (RJ) – Pescadores de Itaperuna, município da região do noroeste fluminense do Rio de Janeiro, o Caminhão do Peixe. O veículo foi entregue pelo ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella (PRB) ao prefeito de Itaperuna, Alfredo Paulo Marques Rodrigues, em solenidade na Colônia de Pescadores Z-20.

O caminhão funciona como uma peixaria móvel e tem capacidade para comercializar, armazenar e transportar o pescado com qualidade. O Ministério da Pesca e Aquicultura já entregou mais de 50 veículos como este para estimular o consumo de peixe no país.

O prefeito Alfredo Rodrigues ressaltou que o município tem obtido um enorme apoio do ministério para o desenvolvimento da pesca e aquicultura. “Em setembro do ano passado, Itaperuna recebeu uma escavadeira hidráulica para a criação de viveiros escavados. Hoje temos 46 tanques funcionando e a produção aumentou significativamente. O caminhão é muito importante para ajudar os pescadores”, afirmou Alfredo.

Durante o evento o ministro disse que pretende construir em parceria  com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Abastecimento e Pesca do Rio de Janeiro e com a Central de Abastecimento (Ceasa- RJ) uma cadeia estruturada para a produção e venda de peixe no estado. “Hoje nós temos uma produção na região noroeste, mas ela ainda está desarticulada. Falta aqui um Frigorífico e uma Unidade de Beneficiamento”, disse Crivella.

Participaram da solenidade, vários prefeitos e vereadores da região, o secretário de Desenvolvimento Social, Abastecimento e Pesca do Rio de Janeiro, Felipe Peixoto, a presidente da Colônia de Pescadores, Virgimar Magalhães e a superintendente federal da Pesca e Aquicultura, Suely Amaral .

Plano Safra

O ministro Marcelo Crivella visitou também a Câmara Municipal de Vereadores de Itaperuna e fez uma apresentação para os parlamentares sobre o Plano Safra da Pesca e Aquicultura, que destina R$ 4,1 bilhões em crédito para a expansão da aquicultura e  modernização da pesca.

O diretor de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura em Estabelecimentos Rurais e Áreas Urbanas do MPA, Adalmyr Borges, explicou para os prefeitos como funcionam os projetos estruturantes, uma das principais ações do ministério para aumentar a produção de pescado.

O projeto é composto de metas modulares que prevê a produção de peixes em viveiros escavados (tanques de terra); tanques- rede; e nos reservatórios usados para irrigação da agricultura e de outras culturas. “Com este projeto, agrupando municípios e produtores de diversas regiões, estima-se uma produção em torno de 1400 a 1500 ton/ano”, afirmou o diretor.

Adalmyr orientou os prefeitos que desejam implantar uma cadeia estruturada com Unidades de Produção de Alevinos e formas jovens, Fábrica de Ração e Unidade de Beneficiamento a cadastrarem uma proposta no Siconv com o plano de trabalho, escritura de dominialidade de todas áreas, licença ambiental e listas dos produtores que vão estar recebendo essas estruturas.

No fim da palestra, o ministro pediu para que os prefeitos da região Noroeste façam projetos com o objetivo de viabilizar a produção e comercialização do peixe. Isso facilitará o acesso às linhas de incentivo financeiro oferecidas pelo Ministério da Pesca e Aquicultura.

Texto e foto: Ascom – MPA

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend