“O varejo é fundamental para a retomada do crescimento econômico”, avalia Pereira

Ministro Marcos Pereira participou de reunião com os maiores varejistas do país

Publicado em 1/6/2016 - 00:00

"O varejo é fundamental para a retomada do crescimento econômico", avalia Pereira
Ministro Marcos Pereira participou de reunião com os maiores varejistas do país

Brasília (DF) – O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira (PRB), recebeu nesta terça-feira (31), em Brasília, os maiores varejistas do país, entre eles Flávio Rocha (Riachuelo) e Luiza Trajano (Magazine Luiza).

O objetivo da audiência foi apresentar o Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV) e os principais pleitos do setor ao novo ministro do MDIC. “Entendemos que o varejo é fundamental para a retomada do crescimento econômico e para a geração de novos empregos”, disse Pereira, que apresentou sugestões para o encaminhamento dos pleitos.

As propostas serão estudadas em conjunto com o secretário de Comércio e Serviços do MDIC, Marcelo Maia, que também participou da audiência. “O setor varejista é o segundo maior empregador do Brasil, depois do setor público”, lembrou o secretário. “Por isso é nossa prioridade encontrar maneiras de que o setor volte a ser um vetor de crescimento”. O IDV reúne 60 empresas que geram 801 mil empregos diretos e representam 22% do faturamento do setor varejista brasileiro.

Para retomar o crescimento do setor, que encolheu 5,8% de março de 2015 a março de 2016, os empresários avaliam que é preciso melhorar a produtividade, a competitividade e o ambiente de negócios. Além disso, é necessário organizar e destravar alguns mecanismos que seguram o avanço, entre eles determinadas normas e legislações.

O ministro Marcos Pereira entende que o MDIC é a “casa do setor produtivo” e que, a partir dele, é possível dialogar com outros órgãos do governo. “Devemos atuar como indutores para desburocratizar o setor público. Costumo dizer que os empresários é que sabem onde e em que situação estão e aonde querem chegar. Nosso papel é facilitar isso”, afirmou.

Fonte: Ascom – Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend