Na Fiesp, Marcos Pereira aponta medidas para retomada do crescimento

Ministro defendeu a desburocratização na relação entre empresários e governo

Publicado em 19/9/2016 - 00:00

Na Fiesp, Marcos Pereira aponta medidas para retomada do crescimento
“Estou trabalhando de forma bastante incisiva no tema da desburocratização, debatendo junto a todo o governo federal”, afirmou o ministro

São Paulo (SP) – O ministro da Indústria, Comercio Exterior e Serviços, Marcos Pereira (PRB), destacou nesta segunda-feira (19) aos empresários da indústria paulista, durante seminário na sede da Fiesp, em São Paulo, que é preciso construir uma política industrial realista, baseada na desburocratização da relação entre o empresário e o governo. “Estou trabalhando de forma bastante incisiva no tema da desburocratização, debatendo junto a todo o governo federal”, afirmou. O evento também contou com a participação do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.

Ao apresentar de forma ampla as ações do MDIC na atual gestão, o ministro defendeu a modernização da legislação trabalhista, a revisão de normas que representam entraves ao setor produtivo, como a NR-12, e a reinserção do Brasil no mercado internacional. “O Brasil estava sub-representado lá fora. Vamos trabalhar a reinserção do Brasil no cenário internacional”, anunciou.

Marcos Pereira defendeu, ainda, a aprovação das reformas estruturais – trabalhista, previdenciária, política e tributária – para dar condições a uma política efetiva de recuperação da atividade industrial e aumento das exportações. “Nós temos que pensar o Brasil. Não podemos pensar em popularidade e nem nas próximas eleições”, disse.

Em relação a reforma trabalhista, o ministro lembrou que há um grupo de trabalho formado, que inclui o MDIC, o Ministério do Trabalho e representantes dos trabalhadores, com foco na construção de um caminho que garanta a manutenção de direitos ao mesmo tempo em que aponte soluções para manter a oferta de vagas.

“Nós precisamos urgentemente passar essa fase de discutir reformas e fazer as reformas acontecerem. Os entraves da legislação elevam o custo Brasil e reduzem a competitividade das nossas empresas”, apontou.

Entre as medidas em curso no MDIC, o ministro destacou os programas da pasta para apoiar o aumento de produtividade das indústrias e também a ampliação da base exportadora. As iniciativas têm sido lançadas nos estados, em parceria com os governos locais e entidades ligadas ao setor produtivo. “Se não dermos fôlego ao setor produtivo podemos matá-lo, pois é onde está a geração de empregos”, avaliou.

Outra ação ressaltada foi o Portal Único de Comércio Exterior, que vai reduzir prazos e burocracia nas operações de exportação e importação. O projeto já está em fase de implementação. Ainda este ano as operações realizadas por meio do modal aéreo já contarão com os benefícios do novo sistema.

“Estou trabalhando de forma intensa para que haja essa recuperação de confiança. Se nos olharmos no médio e longo prazo, vamos fazer. Agora é a hora de diferenciar o político de vocação do político profissional. O Brasil tem pressa, precisa avançar e os senhores podem contar comigo”, finalizou.

Texto: Ascom – MDIC

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend