MPA e Sebrae: acordo para alavancar desenvolvimento da pesca e aquicultura

17_05_13_destaque04_mpa_e_sebrae_celebram_acordo

Para o ministro Crivella, o acordo contribui para o crescimento da produção pesqueira nacional

Brasília (DF) – O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella (PRB), e o presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Luiz Eduardo Barretto Filho, assinaram, no início da semana, no auditório do MPA, um Acordo de Cooperação para a implementação de programas e projetos visando a capacitação de pescadores e aquicultores.

A parceria promoverá a inovação tecnológica no setor, tanto no meio marinho, quanto no continental. Além de desenvolver pesquisas, cursos, oficinas e seminários.

Para o ministro Crivella, o acordo contribui para o crescimento da produção pesqueira nacional. “A aquicultura brasileira ainda é muito recente, os produtores têm dificuldades de expandir seus negócios. Queremos garantir  uma melhor assessoria na gestão, sobre tudo dos pequenos produtores”, destacou o ministro.

Segundo o presidente do SEBRAE, Luiz Barretto, a instituição irá trabalhar também o aspecto técnico e cultural, uma vez que os brasileiros tem o costume de comer carne bovina. “Vamos fazer um trabalho forte nas escolas, levando produtos de qualidades. Precisamos mudar a cultura das crianças do nosso país. Acredito que a gente aprende a gostar de outras carnes na infância”, destacou Barretto.

O presidente ressaltou também que pretende fortalecer a gestão do empreendedorismo. “O Sebrae quer colaborar com o que faz de melhor, que não é ensinar como se pesca, mas a inovar e gerir uma empresa seja ela do porte que for, com subsídio de até 90%”. Fizemos um acordo geral e posteriormente em cada estado faremos acordos regionais. Nossa ideia é trabalhar em cada região, pois temos uma diversidade muito extensa”, afirmou Barretto.

Outras ações importantes que serão desenvolvidas junto ao SEBRAE são o desenvolvimento territorial; segurança alimentar e nutricional; organização econômica dos setores da aquicultura e pesca, formalizando as cooperativas e associações, no incentivo ao trabalho; cadeia produtiva dos organismos aquáticos ornamentais; mercados institucionais e alimentação escolar;  apoio as comunidades tradicionais, como as ribeirinhas e quilombolas; divulgação das linhas de créditos do Plano Safra da Pesca e Aquicultura; produção de biodiesel a partir das vísceras do peixe; apoio a aquicultura familiar e empreendedorismo para jovens aquicultores e pescadores.

O evento também contou com a presença do deputado federal Vitor Paulo (PRB).

Texto e foto: Ascom – MPA
Edição: Helen Assumpção / Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!