Ministro George Hilton empossa Comissão Nacional de Atletas

Republicano reativou, após nove anos, a Comissão Nacional de Atletas (CNA), ligada ao Conselho Nacional do Esporte

Publicado em 30/4/2015 - 00:00

Ministro George Hilton empossa Comissão Nacional de Atletas
Republicano reativou, após nove anos, a Comissão Nacional de Atletas (CNA), ligada ao Conselho Nacional do Esporte

Brasília (DF) – Durante cerimônia realizada nesta quarta-feira (29), em Brasília, o ministro do Esporte, George Hilton (PRB), reativou, após nove anos, a Comissão Nacional de Atletas (CNA), ligada ao Conselho Nacional do Esporte. Presidida pelo velejador Lars Grael, o grupo formado por 21 integrantes, entre atletas e ex-atletas nacionais, será uma espécie de porta-voz dos atletas com o governo federal.

ministro-george-hilton-prb-comissao-nacional-de-atletas-foto-ascomME-29-04-15-01Segundo o ministro republicano, a grande tarefa da comissão nacional será de participar ativamente na elaboração do projeto de Lei que criará o Sistema Nacional do Esporte. “Está claro que o dia é festivo, mas que o trabalho por vir será imenso. Conto com a inteligência, talento, experiência e o amor de vocês (atletas e ex-atletas) pelo nosso país, para que juntos possamos marcar um gol mais bonito do esporte brasileiro, que será a criação do Sistema Nacional do Esporte”, ressaltou George Hilton.

O presidente da Comissão, Lars Grael, acrescenta que todos os envolvidos no trabalho estão de forma apartidária, trazendo uma contribuição de ideias e representando vários atletas de diversos seguimentos. “Meu papel é atuar como facilitador, como mais um integrante da comissão, e podemos dar todo o apoio possível a gestão do Ministério do Esporte. Na nossa máquina calculadora nós só temos o botão de somar. Porque não somos um poder paralelo, muito pelo contrário, conhecemos muito bem o pacto federativo que hoje rege o esporte brasileiro”, analisou.

Segundo Lars Grael, além das reuniões presenciais, a Comissão terá como aliada a tecnologia para promover os encontros virtuais, para que o debate permaneça de forma constante. “A nossa agenda é enorme. O grupo é grande e queremos que as reuniões aconteçam também de forma virtual. Assim, também, temos que criar uma de transição, de debate plural, democrática e representativa”, revelou.

ministro-george-hilton-prb-comissao-nacional-de-atletas-foto-ascomME-29-04-15-02O ministro garantiu que a comissão terá voz ativa no desenvolvimento das ações esportivas do país. “Apesar de que juridicamente a comissão não tem poder deliberativo, mas sim consultivo, para o Ministério do Esporte ela terá uma voz e uma capacidade enorme de opinar. Vocês serão ouvidos de forma deliberativa em relação às decisões que o ministério vai tomar”, disse.

Avaliação

Durante o discurso, o ministro George Hilton fez uma avaliação dos mais de 100 dias à frente da pasta do Esporte e ressaltou a importância do diálogo no processo de construção do Sistema Nacional do Esporte.

“No meu discurso de posse teve o foco no diálogo contínuo com os atletas. Nos mais de 100 dias reativamos a discussão do Sistema Nacional do Esporte, convocamos todos os acadêmicos, avançamos na reativação da comissão de atletas, como um debate permanente com os esportistas, na elaboração do texto do Futebol que está no Congresso, na aprovação da Lei de Incentivo ao Esporte e avançamos na organização dos Jogos Olímpicos”, analisou.

A cerimônia de posse contou com a presença de grandes nomes do esporte nacional, como a do piloto Felipe Nasr da equipe Sauber da Fórmula 1, ex-nadador Gustavo Borges, ex-jogadora de basquete Hortência, jogador de vôlei de praia Emanuel, jogador de basquete Guilherme Giovannoni e Tereza Guilhermina, do atletismo paraolímpico. Entre as autoridades presentes estava o secretário executivo da pasta, Ricardo Leyser; o secretário de Alto Rendimento, Carlos Geraldo; o secretário de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Evandro Garla; o secretário de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Rogerio Hamam; o secretário Nacional para a ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem), Marco Aurelio Klein.

Texto: Breno Barros / Ascom – Ministério do Esporte
Foto: Ascom – Ministério do Esporte

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend