Ministro Eduardo Lopes fortalece cooperação Sul-Sul na Angola

Assinado Termo de Cooperação com o Ministério das Pescas de Angola.

Publicado em 21/11/2014 - 00:00

Ministro Eduardo Lopes fortalece cooperação Sul-Sul na Angola
O documento ratifica e amplia o apoio do Brasil em transferência de tecnologia, intercâmbio de experiências e informações bem como formação e capacitação de mão de obra.

Luanda (Angola) – Os países unidos pela língua portuguesa, Brasil e Angola, reforçam mais uma vez a aliança entre os dois na busca constante pelo desenvolvimento da pesca e aquicultura, fortalecendo assim a cooperação Sul-Sul. Depois de realizar uma extensa programação no país africano onde teve a oportunidade de conhecer de perto o seu potencial e suas tecnologias, o ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes (PRB-RJ), assinou um Termo de Cooperação com o Ministério das Pescas de Angola na tarde desta quarta-feira (19). O documento ratifica e amplia o apoio do Brasil em transferência de tecnologia, intercâmbio de experiências e informações bem como formação e capacitação de mão de obra. “A Angola pode alcançar em um curto prazo um desenvolvimento sustentável. O Brasil deseja colaborar e trabalhar para que juntos possamos atingir os objetivos traçados. A Angola pode contar conosco”, afirmou Eduardo Lopes.

Ministro -Eduardo-Lopes-fortalece-cooperação-Sul-Sul-na-Angola-foto-ascom-mpa-002Com o intuito de materializar essa cooperação em curto prazo, metas foram traçadas para serem desenvolvidas já em 2015. Entre as ações, estão previstas a vinda de especialistas brasileiros para a realização de Workshops, capacitação em cooperativismo e formação de extensionismo em Aquicultura bem como a ida de técnicos angolanos ao Brasil para formação e capacitação em aquicultura desde o melhoramento de espécies nativas, nutrição, assistência técnica, entre outros. Brasil e Angola pretendem ainda trocar informações sobre a legislação aquícola, peixes migratórios e gestão de zonas costeiras.

A exploração de oportunidades de negócios no campo empresarial também é um dos focos do acordo. “O Brasil cresceu muito tecnicamente e é reconhecido internacionalmente por seu desenvolvimento, principalmente, na aquicultura. Estamos muito gratos de podermos contar com o apoio do Ministério da Pesca e Aquicultura brasileiro. Afinal, esse investimento trará a Angola geração de emprego, renda, qualidade de vida e segurança alimentar ao nosso povo”, acrescentou a ministra angolana Victória Barros Neto.

Ministro -Eduardo-Lopes-fortalece-cooperação-Sul-Sul-na-Angola-foto-ascom-mpa-004Programação Angola

Com o equipamento de segurança, o ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes, e sua delegação conheceram uma das embarcações do governo angolano responsável pela fiscalização pesqueira. Com 62 metros de cumprimento e velocidade de 17 nós, tem capacidade de levar a bordo 45 tripulantes mais 12 sobreviventes, em casos de salvamento.  A visita à embarcação que opera com alta tecnologia ocorreu na manhã desta quarta-feira em Luanda, capital da Angola.

Ainda na programação da manhã, o ministro conferiu o funcionamento do Instituto Nacional de Investigação Pesqueira e o Centro de Monitoramento das Atividades de Pesca, do serviço Nacional de Fiscalização Pesqueira e da Aquicultura.

Fonte e fotos: Ascom – MPA

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend