Ministro do Esporte entrega equipamentos de golfe em clube de São Paulo

Um dos legados das Olimpíadas de 2016 é popularizar o esporte no Brasil.

Publicado em 16/3/2015 - 00:00

Ministro do Esporte entrega equipamentos de golfe em clube de São Paulo
Ministro entrega equipamentos ao presidente da CBG, com a participação especial do ex-jogador Cafu. Na foto, o colega de partido, deputado federal Márcio Marinho (na ponta esquerda), prestigiou o evento

São Paulo (SP) – De volta ao programa olímpico, após mais de um século, o golfe busca se desenvolver e popularizar entre os brasileiros. Para atingir tais objetivos, o Ministério do Esporte possui convênio com a Confederação Brasileira de Golfe (CBG) desde 2012, para aquisição de equipamentos, manutenção de equipe multidisciplinar e participação dos atletas em competições internacionais. Nesta sexta-feira (13.03), foi a vez de São Paulo Golf Club receber os aparelhos FlightScope X2 e Sam PuttLab – software e sistema de análise de movimentos -, em cerimônia que contou com a presença do ministro George Hilton (PRB).

“Com a proximidade das Olimpíadas, a gente está tendo a oportunidade de discutir a necessidade de levar esse plano de legado dos Jogos para todo o país e tenho certeza que a CBG é uma grande parceira. Somos um país que definitivamente entrou para o ciclo dos megaeventos esportivos mundiais e temos que tirar proveito disso. Temos o desafio de disseminar a prática do golfe. Este é um projeto que o governo está disposto a fazer os investimentos necessários. Mas, o maior legado das Olimpíadas será o Sistema Nacional do Esporte, uma política perene que dará continuidade a todos esses projetos”, destacou Hilton.

Ao lado do presidente da CBG, Paulo Cézar Pacheco, do presidente do São Paulo Golf Club, Mário Najm, e demais membros da comissão técnica da seleção brasileira, o ministro entregou os novos equipamentos e conheceu o campo de golfe do clube paulista. O local recebe a terceira edição do Brasil Champions, torneio que conta com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte. O convênio do Ministério do Esporte com a CBG, no valor de R$ 3,12 milhões, dentre outras coisas, permitiu a aquisição de seis unidades de cada equipamento (FlightScope X2 e Sam PuttLab), usados em centros de treinamento regionais.

“Nós temos, junto ao Ministério do Esporte e ao Comitê Olímpico Brasileiro, recebido incentivos a partir do momento que o golfe foi incluído nas Olimpíadas. Apresentamos projetos e isso tem permitido um trabalho de base e de crescimento do esporte. Os jogadores brasileiros que estão fora do país também são assistidos, porque quando eles vem ao Brasil usam os equipamentos para se aprimorarem. Os investimentos do Ministério do Esporte são essenciais, porque somente com a sua própria receita, a Confederação não teria conseguido o avanço que estamos tendo”, explicou Pacheco.

Popularização

A visibilidade maior dada ao golfe por causa das Olimpíadas de 2016 tem sido aproveitada pela CBG para expandir a prática da modalidade entre os jovens. O programa de massificação desenvolvido pela entidade, Golfe para a Vida, atende a 50 mil crianças, em sete estados. A meta é triplicar este número no próximo ano.

Outro legado das Olimpíadas será o primeiro campo público de golfe, que está sendo construído no Rio para receber os Jogos.

Texto: Gabriel Fialho / Ascom – Ministério do Esporte
Edição: Helen Assumpção / Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

 

Reportar Erro
Send this to a friend