Ministério do Esporte e CBC oficializam recursos para clubes mineiros

Recursos serão utilizados para investimentos em inovações tecnológicas aplicadas na formação e desenvolvimento de atletas.

Publicado em 23/3/2015 - 00:00

Ministério do Esporte e CBC oficializam recursos para clubes mineiros
As entidades foram selecionados no Edital de chamada pública da CBC

Belo Horizonte (MG) – A Confederação Brasileira de Clubes (CBC) realizou, na sexta-feira (20/03), em Belo Horizonte, um ato de descentralização de recursos para a formação de atletas do Minas Tênis Clube e do Mackenzie Esporte Clube. Com a presença do ministro do Esporte, George Hilton (PRB), os dois clubes assinaram o repasse de recursos públicos no valor de R$ 2.667.622,54, para o Minas Tênis Clube, anfitrião do evento, e R$ 219.680,40 para o Mackenzie Esporte Clube. As entidades foram selecionados no Edital de chamada pública da CBC.

Os três projetos do Minas Tênis Clube visam às inovações tecnológicas aplicadas na formação e desenvolvimento de atletas, infraestrutura para a modalidade ginástica artística e aquisição de equipamentos e materiais esportivos. Já o Mackenzie investirá na formação de atletas olímpicos.

ministro-do-esporte-george-hilton-prb-recursos-para-clubes-mineiros-foto-divulgacaoAscomME-23-03-15-02O ministro George Hilton ressaltou que o Brasil espera que, com os recursos e a ajuda da CBC, os clubes possam contribuir com a estrutura para tornar o país da prática esportiva. “Estou muito feliz com a CBC. A confederação de clubes me dá exatamente o extrato que preciso de um país que tem realidades diferentes. Esses 17 clubes têm que inspirar outros novos 17 clubes. Não posso pensar somente na ideia de visitar as grandes capitais, mas também despertar os clubes do país inteiro. Dessa forma, a CBC acertou o modelo de sistema de Chamada Pública, com editais claros, sem esquecer o recurso humano, corpo técnico qualificado, para que os atletas tenham acesso a esses recursos”, ressaltou o ministro.

O medalhista olímpico Lars Grael, diretor técnico da CBC, ressaltou a presença do ministro George Hilton como sinal de prestígio aos clubes brasileiros e, segundo o atleta, um grande sinal de reconhecimento. “O que nós testamos fazendo hoje é o reconhecimento do papel dos clubes. Eu, como atleta olímpico e treinador, sempre procurei entender o papel do esporte como um todo e a união de um setor. O esporte hoje está em voga e a nossa preocupação é que um dia após os Jogos Olímpicos o esporte não caia no esquecimento. Daí da importância de quem forma os atletas. Pois, o clube é a matriz importante no cenário esportivo. Hoje estamos dando o apoio de quem verdadeiramente forma o atletas olímpicos e paraolímpicos no Brasil”, disse.

A chamada pública foi criada pela CBC para que o repasse privilegie a transparência e a democracia em todo o processo. Os clubes enviaram seus projetos e estes foram classificados por uma comissão técnica especializada. O primeiro requisito para que um clube se enquadre para receber os recursos é a adequação do seu estatuto, e deve, necessariamente, estar em dia com os tributos públicos e ter ainda atuação na formação de atletas.

Este foi o terceiro evento do gênero organizado pela CBC. O primeiro foi feito em dezembro de 2014 no Rio de Janeiro, quando os recursos foram descentralizados para o Clube de Regatas do Flamengo e para o Tijuca Tênis Clube. No início deste mês, em solenidade em São Paulo, foram contemplados o Clube Paineiras do Morumby, o Clube Esperia, o Clube Athlético Paulistano e a Associação Desportiva Classista Mercedes-Benz. Ao todo, 16 clubes com 22 projetos receberão os recursos, em diferentes estados, totalizando mais de 23 milhões.

Visita ao Mineirinho

Durante agenda em Belo Horizonte, o ministro George Hilton visitou as instalações do Ginásio Mineirinho e conversou com a imprensa. “Há um plano muito importante do governo de revitalização dessas instalações esportivas do país. O Mineirinho faz parte  do plano de legado do Rio 2016. O governo federal deseja que as principais capitais do país tenham pelo menos um ginásio, uma pista de atletismo e uma piscina olímpica”, revelou.

George Hilton também vez um balanço da agenda de trabalho em Belo Horizonte. “Hoje foi um dia muito importe. Entregamos equipamentos de luta olímpica em Contagem. Estivemos no Minas Tênis Clube entregando recursos para clubes formadores e isso faz parte de uma política do governo federal de estabelecer uma relação com os clubes  que terão um papel importante no Sistema Nacional do Esporte”, avaliou o ministro.

 

Texto: Breno Barros / Ascom – Ministério do Esporte
Fotos: Ascom – Ministério do Esporte

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend