Ministério da Mulher abraça campanha baiana sobre violência contra a mulher no Carnaval

Ministério da Mulher abraça campanha baiana sobre violência contra a mulher no Carnaval

Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, comandada pela republicana Tia Eron (PRB), lança nesta quinta-feira (28), em Recife (PE), a campanha”Meu corpo não é sua fantasia”

Recife (PE) – O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, por meio da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, lança nesta quinta-feira (28), no Shopping Paço Alfândega, em Recife (PE), durante o primeiro Festival Inclusivo da Aliança de Mães e Famílias Raras (Amar), a campanha de prevenção à violência contra a mulher no Carnaval, “Meu corpo não é sua fantasia “.

Na ocasião, a secretária nacional de Políticas para as Mulheres, Tia Eron (PRB), atenderá a imprensa. Dados do Disque 100 (Disque Direitos Humanos) e do Ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher), serviços administrados pelo ministério, demonstram que as denúncias relacionadas à violência sexual contra crianças, adolescentes e mulheres aumentam até 20% no período de Carnaval. A Pasta quer diminuir estes números.

“É por meio da informação e da prevenção que fazemos isso. Mas vamos além. Não queremos só pedir que as mulheres se cuidem. Queremos convocar os homens a participarem dessa luta com a gente. É um trabalho de formiguinha conscientizar toda uma população, mas é assim que se muda uma realidade social tão triste como essa”, pontua a secretária Tia Eron.

Idealizado pela Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres da Câmara Municipal de Salvador, o projeto visa promover a orientação e a segurança das mulheres que sofrerem violência durante o período de Carnaval em diversos estados do país.

A campanha

Com o apoio da Ronda Maria da Penha, agentes estarão nos principais circuitos de Salvador (BA), Maceió (AL), Palmas (TO), Recife (PE) e Goiânia (GO) para alertar a população sobre o que são e como acontecem os diversos tipos de violência, além de disseminarem os canais de denúncia, como o Ligue 180 e o aplicativo Proteja Brasil.

Para a major da PM/BA Denice Santiago, idealizadora da Ronda Maria da Penha, as políticas de enfrentamento a violência contra a mulher precisam ser elaboradas compreendendo que a violência, de uma forma geral, não reside somente em polarizadas ações com o feminino. Segundo ela, homens e mulheres precisam estar integrados nesta causa.

“Quando dizemos ‘meu corpo não é sua fantasia’ o alvo é também a mulher, já que ela é senhora do seu corpo e precisamos fortalecê-la. Mas também queremos conscientizar os homens, pois boa parte deles precisa modificar a forma com que enxergam e se relacionam com uma mulher”, destaca.

O projeto “Meu corpo não é sua fantasia” tem apoio da Secretaria e Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados, Universidade Maurício de Nassau (Uninassau), Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia e Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco.

Texto: Ascom – Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos
Foto: Ascom – Tia Eron

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.