MDIC participa de lançamento de tecnologia inédita para primeiro veículo híbrido flex

O veículo foi desenvolvido por engenheiros brasileiros e japoneses da Toyota

Publicado em 14/12/2018 - 00:00

MDIC participa de lançamento de tecnologia inédita para primeiro veículo híbrido flex
“Inovações como essa, que tornam nossos veículos mais eficientes e ambientalmente amigáveis, contam com incentivos do governo federal em várias frentes”, destacou o ministro Marcos Jorge

Brasília (DF) – O ministro Marcos Jorge (PRB) participou ontem (13) da solenidade realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, onde a Toyota anunciou o lançamento de tecnologia inédita para a produção do primeiro carro híbrido com motor flex do mundo. Como disse o presidente da Toyota no Brasil, Rafael Chang, este é o primeiro fruto do Programa Rota 2030, programa lançado pelo MDIC que foi sancionado esta semana pelo presidente Michel Temer.

“Inovações como essa, que tornam nossos veículos mais eficientes e ambientalmente amigáveis, contam com incentivos do governo federal em várias frentes”, destacou o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge (PRB).

“Uma delas é a redução do IPI para a aquisição de carros híbridos, medida contemplada no Programa Rota 2030 – Mobilidade e Logística. De forma moderna, o texto da lei preconiza, ainda, que carros híbridos equipados com motor flex terão redução ainda maior da alíquota do imposto. Além disso, atuação coordenada do governo federal para incentivar o desenvolvimento de tecnologias inovadoras e limpas tem integrado, outros programas do governo federal como o RenovaBio, que é coordenado pelo Ministério de Minas e Energia; e a Plataforma para o Biofuturo, do Ministério de Relações Exteriores”, acrescentou o republicano.

O ministro disse, ainda, que o Rota 2030 possui princípios de sustentabilidade ambiental e cidadania e que estão entre e as diretrizes do programa o incentivo ao uso de biocombustíveis e de formas alternativas de propulsão, como a elétrica. “Para dar mais efetividade, publicaremos, ainda neste ano de 2018, Portaria Ministerial para criar um grupo técnico que ficará responsável por elaborar a Estratégia Nacional e o Plano Nacional de Eletromobilidade, com as respectivas diretrizes para a execução desse trabalho”, informou o ministro.

O veículo foi desenvolvido por engenheiros brasileiros e japoneses que trabalharam para apresentar a tecnologia com um dos mais altos potenciais de compensação e reabsorção de dióxido de carbono, desde o início do uso do etanol produzido a partir da cana de açúcar. Assim, o projeto foi direcionado para extrair o potencial máximo de cada solução: alta eficiência e baixíssimos níveis de emissões de gases poluentes.

Para o presidente Michel Temer, os investimentos da montadora nesse empreendimento revelam a credibilidade do setor automotivo em sua administração. “Quando vejo que as pessoas estão investindo no Brasil, eu digo que o governo deu certo”, afirmou o presidente. O CEO da Toyota para América Latina, Steve St. Angelo, informou que a empresa pretende investir cerca de R$ 1 bilhão no Brasil.

Texto e foto: Ascom – MDIC

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend