MDIC lança edital para tornar o Centro de Biotecnologia da Amazônia uma OS

MDIC lança edital para tornar o Centro de Biotecnologia da Amazônia uma OS

Na avaliação do ministro Marcos Jorge, a transformação do CBA em uma OS vai melhorar a performance da instituição que contará também com autonomia jurídica, financeira e administrativa

Brasília (DF) – O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) publicou, nesta terça-feira (4), em uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU), o edital de chamamento público voltado à seleção de pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, interessada em se qualificar como Organização Social e celebrar Contrato de Gestão para o gerenciamento do Centro de Biotecnologia da Amazônia – CBA. O governo federal repassará, anualmente, R$ 11,5 milhões para a gestão do centro e a promoção das atividades fim.

Para participar do edital, as entidades devem ter suas atividades voltadas à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico e à inovação, considerando o aproveitamento da biodiversidade amazônica.

Os critérios de seleção serão baseados nas propostas de projeto a serem conduzidos no CBA; nos impactos esperados nos curto, médio e longo prazos. Além disso, serão avaliados os projetos de aproveitamento da biodiversidade amazônica e a proposta de equipe de gestão e técnico científica.

Na avaliação do ministro Marcos Jorge, a transformação do CBA em uma Organização Social vai melhorar a performance da instituição que, ao passar a ter uma personalidade jurídica própria, contará também com autonomia jurídica, financeira e administrativa. “Com a efetivação dessas mudanças teremos um modelo de gestão mais ágil e voltado para resultados que serão acompanhados por um conjunto de indicadores bem definidos”, explicou o ministro.

A instituição selecionada receberá R$ 11,5 milhões por ano do governo federal e poderá contar também com aportes privados. Os recursos deverão ser aplicados na gestão de pessoas, no administrativo, nas operações e na manutenção do Centro. Além disso, o contrato de gestão prevê que a Organização Social deverá realizar atividades de pesquisa científica, de desenvolvimento tecnológico e de inovação, na área de bioeconomia.

O MDIC, no papel de órgão supervisor, exercerá as funções de definição estratégica da política pública, planejamento das ações, financiamento, supervisão e fiscalização das atividades realizadas pela OS.

Missão do CBA

A principal missão do CBA é promover a inovação tecnológica de produtos, serviços e processos, incentivando e criando as condições básicas para apoiar o desenvolvimento das atividades industriais, baseadas na exploração sustentável da biodiversidade amazônica.

O objetivo é fomentar a bioeconomia como uma alternativa de desenvolvimento econômico que aproveita, de forma sustentável, os recursos naturais da região para a geração de novos produtos e empresas de base tecnológica, reforçando a produção sustentável por meio da pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Texto e foto: Ascom – MDIC

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3303-5730

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.