MDIC e ABDI lançam Plataforma e Biblioteca BIM

MDIC e ABDI lançam Plataforma e Biblioteca BIM

Como explicou o ministro Marcos Jorge (PRB), o acesso à Plataforma e à Biblioteca BIM será gratuito, via internet, e o usuário poderá, por exemplo, realizar o download e o upload de objetos virtuais BIM

Brasília (DF) – O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) lançaram, na terça-feira (27), a Plataforma BIM e a primeira biblioteca pública BIM do mundo. A Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modelling – BIM, em inglês) consiste em um conjunto de processos e tecnologias dedicados a aprimorar as práticas da construção civil, beneficiando contratantes e a cadeia de produção do setor.

Como explicou o ministro Marcos Jorge (PRB), o acesso à Plataforma e à Biblioteca BIM será gratuito, via internet, e o usuário poderá, por exemplo, realizar o download e o upload de objetos virtuais BIM. Ele destacou ainda o compromisso do governo brasileiro com o tema. “Os investimentos e as políticas públicas voltados a uma área estratégica, como a da construção civil, devem se manter como prioridade para que a indústria da construção continue auxiliando no desenvolvimento econômico e social brasileiro”, disse.

“O BIM utiliza métodos de monitoramento e mensuração mais eficazes e reduz, assim, o custo das construções. Com ele é possível calcular com maior eficiência o que será gasto, reduzindo desperdícios, e também ter maior controle sobre as etapas da construção, o que se traduz em aumento de produtividade e diminuição do tempo de entrega da obra”, completou o republicano.

O lançamento ocorreu durante o 2º Encontro BIM de Governos Latino-americanos, realizado pelo MDIC e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com apoio da ABDI e da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). O evento reúne, nesta semana, autoridades do Brasil, México, Argentina, Chile e Uruguai para discutir a utilização do BIM em obras públicas na América Latina. Costa Rica e Colômbia participam do encontro como países observadores.

Na cerimônia de ontem, Marcos Jorge lembrou que o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços está na linha de frente da disseminação do Building Information Modelling no Brasil. Em maio, o governo brasileiro, lançou, por meio do MDIC, a Estratégia Nacional para Disseminação do BIM (Estratégia BIM BR), que coordena esforços de sete pastas nesse tema.

A modelagem BIM

A adoção do BIM otimiza o orçamento e o alinhamento entre áreas como fundação, estrutura, instalações hidráulicas, elétricas, assim como a definição e aquisição de materiais. A metodologia reduz erros e riscos, induz o cumprimento de prazos e oferece maior confiabilidade aos projetos, com controle preciso das obras, maior produtividade e economia de recursos.

O primeiro encontro de governos latino-americanos para tratar do Building Information Modelling ocorreu em maio, em Santiago, no Chile. Representantes da Argentina, Brasil, Chile, México e Uruguai, além do Reino Unido, que participou como observador, e do BID, discutiram estratégias para implementar a metodologia e para criar uma rede de compartilhamento de informações. A reunião foi promovida pelo Comitê de Transformação Digital da Corporação de Desenvolvimento da Produção (Corfo) do governo chileno.

No encontro desta terça, Bilal Succar, referência internacional no estudo e disseminação do Building Information Modelling, apresentou um estudo comparativo sobre o uso do BIM nos países da América Latina.

Texto e foto: Ascom – MDIC

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.