MDIC abrirá escritórios regionais em todo o Brasil

O ministro Marcos Jorge explica que o objetivo é entender melhor as necessidades e as peculiaridades do setor produtivo de cada região brasileira

Brasília (DF) – O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge (PRB), e o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, assinaram nesta terça-feira (4), Acordo de Cooperação Técnica, que vai viabilizar a abertura de escritórios regionais do MDIC. A iniciativa vai permitir que o ministério opere nos próximos meses com um modelo inédito de atuação descentralizada no Brasil, aproximando as políticas públicas, elaboradas e executadas pelo governo, das empresas.

Para o ministro Marcos Jorge, o objetivo é entender melhor as necessidades e as peculiaridades do setor produtivo de cada região brasileira. “O projeto contempla a abertura de escritórios regionais do MDIC nos estados e, esperamos como resultado, a melhoria da competitividade, da produtividade, da inovação e do volume de negócios. Tudo para que, ao fim, haja mais atividade econômica e, consequentemente, mais emprego e renda em todo o país”, explica.

O primeiro passo já foi dado: a Portaria que autoriza a abertura de escritórios regionais foi publicada no Diário Oficial da União, no final do mês de agosto. A assinatura do ACT com a CNI firma uma parceria estratégica que possibilitará a abertura dos primeiros escritórios regionais, que deverão ser instalados em salas cedidas pelas federações das indústrias. Com essa assinatura, o MDIC iniciará sua nova forma de atuação.

Como o projeto começará com uma fase piloto, a abertura de escritórios será feita em um número limitado de estados, permitindo testar procedimentos, instrumentos e metodologias dessa atuação. A escolha dos estados será feita em parceria entre o MDIC e a CNI. Porém, a ideia é contemplar as cinco regiões do País.

Metodologia

Com a maior proximidade entre ministério e empresas, será possível fazer um diagnóstico mais preciso das necessidades locais – aumento de produtividade, apoio à inovação, melhoria da competitividade e/ou ingresso em mercados internacionais – e garantir que as empresas conheçam os programas federais voltados para a resolução de fragilidades.

Além disso, a atuação do MDIC na ponta permitirá o aprofundamento da interlocução entre os três níveis de governo – federal, estadual e municipal. E facilitará as discussões entre órgãos, entidades e empresas para incrementar a atividade produtiva, seja na indústria, no setor de serviços ou no comércio. Dessa forma, será possível fortalecer a economia brasileira.

Para medir a efetividade da iniciativa, o MDIC desenvolveu um sistema que estabelece indicadores e métricas para acompanhar os esforços e os resultados alcançados na regionalização de 15 políticas públicas de estímulo à atividade produtiva, executadas pela pasta. São exemplos o Brasil Mais Produtivo, a Indústria 4.0, o Supertec, o Plano Nacional de Cultura Exportadora (PNCE), Projeto “Sem Barreiras”, o Portal do Empreendedor e Agentes de Desenvolvimento Local.

Os programas de fomento a startups também fazem parte da ação, como o InovAtiva Brasil, StartOut, que é voltado para a internacionalização desse tipo de empresas. Além disso, os técnicos instalados nesses escritórios poderão fazer atendimento sobre ex-tarifários, drawback, além de divulgar preferências tarifárias que o Brasil possui com parceiros comerciais estratégicos. As atividades serão registradas diariamente por essa ferramenta específica desenvolvida pelo MDIC e os resultados globais poderão ser acompanhados a qualquer momento.

Essa atuação descentralizada segue recomendação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para reduzir as desigualdades regionais e alcançar maior crescimento econômico. Segundo a OCDE, as políticas de desenvolvimento regional devem enfocar o aumento da produtividade e o crescimento em todas as regiões por meio de investimentos estratégicos. Estes devem facilitar a difusão de inovações e boas práticas entre setores e empresas dentro e fora de uma região. Isso, por si só, segundo a OCDE, já resultará no aumento da produtividade. Justamente o que o MDIC fará ao instalar escritórios regionais pelos estados brasileiros.

Texto e foto: Ascom – MDIC

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3303-5730

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.