Marcos Pereira visita Israel, Portugal e Espanha com agenda focada na Indústria 4.0

Ministro participará de encontros onde estarão em pauta assuntos como inovação, indústria 4.0, cooperação em P&D e startups e o acordo Mercosul-União Europeia

Publicado em 26/6/2017 - 00:00

Ministro participará de encontros onde estarão em pauta assuntos como inovação, indústria 4.0, cooperação em P&D e startups e o acordo Mercosul-União Europeia

Brasília (DF) – Após participar da visita oficial do presidente Michel Temer à Rússia e à Noruega, onde falou a investidores russos, noruegueses, e assinou acordos que beneficiam exportações brasileiras, o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira (PRB), iniciou neste domingo (25) uma missão técnica do MDIC a Israel, Portugal e Espanha.

Em Israel, a agenda teve início neste domingo (25) com uma reunião com Karin Mayer Rubinstein, CEO da Israel Advanced Technology Industries (IATI), organização que congrega mais de 700 indústrias de alta tecnologia e biociências de Israel, país considerado referência mundial em tecnologia de ponta. No mesmo dia, também está prevista uma reunião com presidente Federação de Indústrias de Israel, Shraga Brosh, e uma visita à Universidade de Tel Aviv, onde o ministro vai conhecer o investimento acadêmico no desenvolvimento de incubadoras e aceleradoras de startups. Em seguida, ele participa de um debate sobre a indústria do futuro, chamada de manufatura avançada ou indústria 4.0.

Hoje (26), Marcos Pereira segue para Sorek, onde funciona uma das maiores usinas de dessalinização do mundo, para aprofundar o conhecimento sobre novas soluções de fornecimento de água, também para atividade industrial.

De Sorek, a delegação brasileira segue para Jerusalém onde a agenda de compromissos continua durante a tarde. A partir das 14h o ministro Marcos Pereira e o ministro da Economia e Indústria de Israel, Eli Cohen, lançam a “4ª Chamada de projetos para a Cooperação Tecnológica entre Brasil e Israel”, programa executado pelo MDIC e pelo MATIMOP (Centro para Pesquisa e Desenvolvimento Industrial Israelense), órgão da Autoridade Nacional de Inovação Tecnológica do Estado de Israel. Nesta edição, as empresas brasileiras poderão contar com recursos não-reembolsáveis para a execução de projetos em parceria com empresas israelenses.

No mesmo dia, ainda em Jerusalém, o ministro reúne-se com o presidente da Autoridade Israelense para Inovação, Aharon Aharon, e visita a Yiussum, empresa de transferência de tecnologia da Universidade de Jerusalém.

Nos dias 27 e 28, estão previstas visitas a empresas israelenses. A Mobileye elabora sistemas voltados para o setor automotivo, com foco na segurança no trânsito e prevenção de acidentes. Em 2016, o Massachusetts Institute of Technology (MIT) elegeu a Mobileye como a 6ª empresa no ranking de “Smartest Company”. A OurCrowd é uma plataforma de investimento que capta recursos para fundos do tipo “venture capital” e que segundo a Bloomberg Bussiness Week é a mais bem sucedida plataforma de equity crowdfunding do mundo. A Jerusalém Venture Partners (JVP), é uma empresa de capital de risco internacional, fundada em 1993, especializada em investimentos em startups, com foco em digital media, enterprise software, semicondutores, armazenamento de dados e ciber security. A Juganu desenvolve soluções inteligentes em iluminação. Com foco no mercado de LED, atua em diversos mercados, inclusive no Brasil onde tem uma subsidiária. E a Elta Systems é uma empresa subsidiária da Israel Aerospace Industries (IAI), líder no mercado israelense de segurança eletrônica, inteligência, big data, monitoramento, controle e prevenção e segurança nacional.

Portugal e Espanha

Em Portugal, Marcos Pereira se encontrará com o ministro da Economia de Portugal, Manuel Caldeira Cabral, para discutir temas relativos à cooperação em políticas direcionadas a startups, inovação, indústria 4.0 e ao acordo entre Mercosul e União Europeia. O ministro ainda terá agenda com o embaixador do Brasil naquele país, Luiz Alberto Figueiredo Machado, e com o diretor-geral da Associação Empresarial para a Inovação de Portugal, Jorge Portugal.

Marcos Pereira seguirá para Madri, último destino da missão oficial, onde participará de um jantar oferecido pelo ministro da Economia, Indústria e Competitividade da Espanha, Luís de Guindos. No dia 3 de julho, último dia da agenda, Marcos Pereira será um dos palestrantes do Seminário “Uma Aposta Pelo Livre Comércio: Impacto das Relações Comerciais União Europeia-América Latina”. O evento terá a participação da comissária de Comércio da União Europeia, Cecília Mallstrom, e de ministros e autoridades da Espanha, Portugal, Argentina, Brasil, Paraguai Uruguai, México, Chile ,Colômbia, Peru, e Equador.

Texto e foto: Ascom – MDIC

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend