Marcos Pereira se reúne com representantes do setor exportador

Marcos Pereira se reúne com representantes do setor exportador

No encontro, realizado na Associação do Comércio Exterior do Brasil (AEB), foram discutidos temas relevantes para o desenvolvimento do setor

Publicado em 10/6/2016 - 00:00

Marcos Pereira se reúne com representantes do setor exportador
No encontro, realizado na Associação do Comércio Exterior do Brasil (AEB), foram discutidos temas relevantes para o desenvolvimento do setor

 

Rio de Janeiro (RJ) – O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira (PRB), participou na quinta-feira (09) de reunião com o presidente da Associação do Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro, na sede da entidade, no Rio de Janeiro. No encontro, foram discutidos temas relevantes para o setor exportador brasileiro.

O secretário de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Daniel Godinho, apresentou no encontro informações sobre avanços na implantação do Portal Único de Comércio Exterior, que trará ganhos visíveis ao setor, como a redução dos prazos médios de exportação e importação para oito e dez dias, respectivamente. Atualmente, segundo o projeto Doing Business do Banco Mundial, no Brasil uma exportação leva 13 dias e uma importação 17 dias, em média.

José Augusto de Castro reiterou a importância do Portal para a redução dos prazos, que representam custos para os operadores de comércio exterior. Outro ponto considerado urgente para Castro é a redução do custo Brasil, mediante reformas estruturais e investimentos permanentes em infraestrutura para reduzir custos de logística.

Para Castro, “é preciso restabelecer em bases reais o índice de restituição do Reintegra a 3%, ou a 5% como previsto em lei, pois isso faz a diferença para o exportador”. O Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras é o programa que reembolsa créditos tributários ao exportador.

O ministro Marcos Pereira afirmou que o tema é muito importante e se comprometeu a discutir o assunto com seus pares na Esplanada dos Ministérios. “O Brasil precisa voltar a crescer e nós estamos focados nisso”, disse o ministro, ao fazer referência ao encontro, realizado ontem em Brasília com mais de 200 empresários e liderado pelo presidente interino Michel Temer.

Marcos Pereira fez questão de ressaltar que quer transformar o MDIC na “Casa do Setor Produtivo”. “Queremos dar respostas rápidas, pragmáticas e eficientes às demandas da indústria e do setor de comércio e serviço”, disse.

Custo Brasil

José Augusto de Castro reiterou que as exportações de manufaturados têm que ganhar participação na pauta brasileira. “Precisamos trabalhar a imagem do Brasil como exportador de produtos industriais. O mundo precisa reconhecer no Brasil um país exportador de produtos com maior valor agregado”, disse. Para ele, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) deve reforçar a imagem do país no exterior. O ministro Marcos Pereira concorda e disse que vai seguir trabalhando para incentivar as exportações de produtos brasileiros industrializados.

“Para que o Brasil tenha voz firme e seja respeitado no mercado internacional é preciso que se crie uma cultura exportadora, mas para isso é preciso previsibilidade, para que o empresário possa ter segurança para exportar. Toda empresa deveria exportar, sempre, pelo menos 1% da produção, para criar tradição, credibilidade e confiabilidade”, enfatizou Castro.

Exportações de serviço

O incentivo das exportações de serviços também foi tema do encontro entre o ministro Marcos Pereira e representantes da AEB. José Augusto de Castro reiterou que a exportações de serviços de engenharia, principalmente para grandes obras, viabiliza a exportação indireta de milhares de empresas e alavanca a venda externa de extensa gama de produtos manufaturados, em especial máquinas e equipamentos.

“O Brasil é grande demais para ficar fora desse mercado”, disse. O secretário de Comércio e Serviços do MDIC, Marcelo Maia, reiterou a importância do segmento para o país “as exportações de engenharia e de TI são âncoras para as exportações de outros serviços”, disse. Encerrando a reunião, o ministro Marcos Pereira ressaltou que há muitas demandas e desafios pela frente, mas que vai trabalhar para garantir ganhos para o setor.

 

Fonte e foto: Ascom – Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend