Marcos Pereira recebe em Paris, ‘Médaille de Vermeil’ pela defesa do republicanismo

marcos-pereira-prb-recebe-em-paris-medaille-de-vermeil-pela-defesa-do-republicanismo-foto-ascom-16-10-15-01

Pereira exibe diploma recebido na Escola Militar de Paris, na França

Paris (França) – Encorajados pelos ideais de intelectuais como Montesquieu, Voltaire e Rousseau, o povo francês se levantou contra o feudo e os privilégios da nobreza e do alto clero para, há quase 230 anos, realizar o maior movimento político e social da história: a Revolução Francesa. Esse levante determinou a transição da Idade Moderna para a Contemporânea e abriu caminho para o avanço de governos democráticos em todo o mundo. No Brasil, no entanto, embora a Proclamação da República tenha ocorrido em 1889, a consolidação da democracia só aconteceu 100 anos depois. Apesar disso, os brasileiros enfrentam hoje os mesmos problemas da França pré-revolução: privilégios para poucos, corrupção excessiva, alta carga tributária e grave crise econômica.

marcos-pereira-prb-recebe-em-paris-medaille-de-vermeil-pela-defesa-do-republicanismo-foto-ascom-16-10-15-02

Desafios do Brasil de hoje assemelham-se com os da França no passado, diz Pereira.

Reconhecido pelo enfrentamento a essas e outras questões e pelo resgate do republicanismo no Brasil, o advogado e presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, recebeu hoje (15), em Paris, a ‘Médaille de Vermeil’ (Medalha Prata e Dourada), comenda oferecida pela ‘Société d’Encouragement au Progrès’ (Sociedade do Encorajamento ao Progresso) sob indicação da delegada da entidade no Brasil, Eliana Ovalle. A solenidade ocorreu na École Militaire (Escola Militar), fundada pelo rei Luís XV e localizada em frente à Torre Eiffel. Cerca de 150 pessoas de vários países também participaram, entre elas a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ), homenageada pelo trabalho em defesa das mulheres e dos negros. A honraria foi entregue pelo presidente da SEP, Mr. Pierre Chanoine-Martiel.

marcos-pereira-prb-recebe-em-paris-medaille-de-vermeil-pela-defesa-do-republicanismo-foto-ascom-16-10-15-03

Deputada Rosangela: defesa das mulheres e dos negros é reconhecida na França.

“Esse reconhecimento internacional é um estímulo a mais na luta contra a corrupção e em favor da boa política”, declarou o líder do PRB. A SEP foi fundada em 1908 por personalidades como o ex-presidente francês Albert Lebrun, os irmãos Lumière (inventores do cinema) e Paul Painlevé (matemático, presidente do Conselho de Ministros da França). A entidade premia todos os anos pessoas que se destacam no desenvolvimento social, tecnológico e científico da humanidade. A indicação de Pereira levou em conta sua trajetória pessoal e profissional e sua atuação nas áreas do Direito, da comunicação e da política em defesa do republicanismo e da democracia, além do crescimento exponencial do PRB sob sua presidência.

Perguntado sobre a importância dessa medalha, o presidente do PRB afirmou que o combate aos desmandos na vida pública não encontra fronteiras. “Todo progresso exige coragem. Assim como o povo francês rompeu com o feudo e revolucionou o sistema político da França e do mundo naquela ocasião, a partir do Brasil precisamos mostrar que nem só de corruptos e de corrupção é feita nossa política”, disparou. A deputada Rosangela, por sua vez, arriscou algumas palavras em francês ao agradecer a comenda. Ela disse sentir-se honrada com a homenagem e estimulada a prosseguir.

Também foram homenageados heróis de guerra – pilotos e combatentes, membros da ONU e UNESCO, autoridades políticas francesas, presidentes de organizações não governamentais, artistas, professores, empresários, jornalistas e humanistas. Após a solenidade, os premiados foram recepcionados em um jantar na própria Escola Militar de Paris. Pereira esteve acompanhado de sua esposa, Margareth. “A França é uma importante referência para o Brasil. Devemos nos espelhar tanto nas lutas do passado quanto nas do presente, extrair o que é bom e aquilo que pode ser útil ao nosso país”, finalizou o líder republicano.

Cidades Irmãs

marcos-pereira-prb-recebe-em-paris-medaille-de-vermeil-pela-defesa-do-republicanismo-foto-ascom-16-10-15-04

Pereira, Mermet, Eliana e Rosangela: parceria entre Lyon e cidades do Brasil.

 

Em conversa com o ex-prefeito de Lyon, Jean-François Mermet, Marcos Pereira e Rosangela Gomes estreitaram relacionamento a fim de iniciar uma parceria com São Paulo e Rio de Janeiro. Ele deve levar ao atual prefeito, Gérard Collomb, a sugestão de criar o selo “Cidades Irmãs” para a troca de experiências econômicas e culturais. Pereira se comprometeu a avançar no assunto caso o deputado federal Celso Russomanno e o senador Marcelo Crivella vençam as disputas pelas respectivas prefeituras no ano que vem. Lyon é o terceiro maior município da França e compõe uma região metropolitana com mais de 1,5 milhão de habitantes.

 

Texto: Diego Polachini / Comunicação – Presidência Nacional
Fotos: Divulgação

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!