Marcos Pereira lança programas para apoiar indústria amazonense

Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços lançará em Manaus (AM), o Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) e o programa Brasil Mais Produtivo

Publicado em 13/7/2016 - 00:00

marcos-pereira-prb-foto-ascom-mdic-23-06-16
O lançamento vai ser realizado após a reunião do Conselho Administrativo da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), na sede da autarquia

 

Brasília (DF) – O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira (PRB), vai lançar, na próxima sexta-feira (15), em Manaus (AM), o Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) e o programa Brasil Mais Produtivo. O lançamento vai ser realizado após a reunião do Conselho Administrativo da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), na sede da autarquia. As inscrições para a cerimônia de lançamento são gratuitas e devem ser feitas pelo site.

Plano Nacional da Cultura Exportadora

A ação é o braço regional do Plano Nacional de Exportações, que tem o objetivo de aumentar o número de empresas que operam no comércio exterior e, consequentemente, aumentar as exportações de produtos e serviços do Estado. O MDIC mapeou que mais de 1,7 mil empresas amazonenses de diversos setores econômicos, que vão desde artesanato, produtos alimentícios e de madeira até farmoquímicos, fitoterápicos e fitocosméticos, poderão se beneficiar das ações do plano.

As empresas participantes contarão com ferramentas de treinamento, capacitação, consultoria para adequação de produtos e identificação de mercados. O PNCE é desenvolvido em cinco etapas – sensibilização, inteligência comercial, adequação de produtos e processos, promoção comercial e comercialização. Além disso, conta ainda com três temas transversais para o direcionamento das empresas: financiamento, qualificação e gestão.

Em Manaus, o programa conta com apoio de parceiros nacionais e estaduais, como Receita Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Organização das Cooperativas Brasileiras, Federação da Agricultura do Amazonas, Centro de Incubadora de Empresas do Amazonas, Federação do Comércio do Amazonas, Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam), Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Governo do Estado, Suframa, Sebrae, Senac.

Brasil Mais Produtivo

O programa é uma ação focada na melhoria do processo produtivo das empresas brasileiras e tem como objetivo aumentar em pelo menos 20% a produtividade das empresas participantes. O Brasil Mais Produtivo vai atender, em todo o país, três mil pequenas e médias indústrias brasileiras dos setores de alimentos e bebidas, vestuário e calçados, metalomecânico e moveleiro.

Técnicos capacitados vão realizar consultorias tecnológicas no processo produtivo de cada empresa para que se possa obter ganhos expressivos de produtividade, inclusive redução no custo de produção. As melhorias serão rapidamente percebidas com os atendimentos de 120 horas e acontecerão com a utilização de ferramentas de manufatura enxuta customizada, com foco na redução de sete tipos de desperdícios mais comuns no processo produtivo: superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos.

Em Manaus, o programa vai atender empresas dos setores de alimentos e bebidas. O objetivo é realizar consultorias com empresas dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) ‘Frutas de Manaus” e “Produtos de Biodiversidade de Manaus”.

A iniciativa foi lançada pelo MDIC, em abril deste ano, juntamente com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O programa também conta com a parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), além do apoio Sebrae, do BNDES, da Secretaria de Desenvolvimento Estadual e do Núcleo Estadual de APL.

Balança Comercial do AM

Em 2015, o estado foi 18º exportador entre os estados brasileiros e o quarto da Região Norte, respondendo por 5,4% do total de vendas externas da região. Durante o ano passado, as exportações totalizaram U$ 772 milhões e as importações US$ 8,838 milhões, gerando um déficit de US$ 8,066 milhões.

Nesse período, 4,3% da pauta exportadora do Amazonas foi composta por produtos básicos, 93,2% por bens industrializados (manufaturados e semimanufaturados). Os principais itens exportados durante o ano foram preparação para produção de bebidas, motocicletas, facas, navalhas e tesouras, aparelhos transmissores e receptores, castanha do pará.

Os principais destinos das exportações do estado foram Venezuela, Argentina, Colômbia, Estados Unidos, México, Paraguai e Alemanha.

Serviço

Lançamento Brasil Mais Produtivo e PNCE – AM
Data: 15 de julho
Horário: 9h30 às 14h30
Local: Auditório da Suframa – Av. Ministro Mário Andre Andreazza, 1424 – Distrito Industrial -Manaus-AM
Inscrições: http://site.suframa.gov.br/noticias/formulario-de-inscricao/

Texto e foto: Ascom – MDIC

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend