Marcos Pereira lança livro e lota livraria de São Paulo

 

Marcos Pereira lança livro e lota livraria de São Paulo

 

São Paulo (SP) – Numa concorrida noite de autógrafos, o advogado e presidente nacional do PRB Marcos Pereira lançou ontem (22), em São Paulo, seu livro “O USO DA INFORMAÇÃO COMO NOTÍCIA DO CRIME AMBIENTAL”, pela editora Manole. O evento ocorreu na livraria Cultura, no Conjunto Nacional, e reuniu líderes políticos e empresariais, autoridades do meio jurídico, acadêmicos de Direito, amigos e correligionários do PRB.

Pelo menos 600 pessoas passaram pela livraria entre 18h e 22h30, entre elas o presidente da Rede Record, Luiz Cláudio Costa, o vice-presidente de jornalismo da emissora, Douglas Tavolaro, e os diretores da Record News e do portal R7, Manoel Silva e Antônio Guerreiro. “Fiquei feliz de receber o carinho de todos que vieram prestigiar esse lançamento”, disse Pereira. “Embora o tema seja técnico, percebe-se uma grande preocupação das pessoas com a preservação do meio ambiente”, explicou.

Os desembargadores Marco Antônio Marques, Rui Cavalheiro, Ademir Benedito e Heraldo Silva (Tribunal de Justiça de São Paulo) e Élcio Dantas Lobo (Tribunal Regional do Trabalho – 15ª região – Campinas), amigos de Pereira, marcaram presença.

Celebridades como os apresentadores Celso Russomanno e Reinaldo Gotino, o cantor Sérgio Reis, a rainha dos caminhoneiros, Sula Miranda, e o empresário Álvaro Garnero também estiveram presentes. “Fiz questão de vir cumprimentar meu amigo Marcos Pereira e levar meu exemplar autografado”, disse Sérgio Reis. Já Sula brincou com o presidente do PRB depois de quatro horas e meia de dedicatórias: “Agora ele sabe o que é ser celebridade”, riu.

Participaram ainda deputados estaduais, vereadores e presidentes de partidos e de zonais, militantes, funcionários do PRB, imprensa e público em geral que visitava a livraria. A esposa do autor, Margareth Pereira, permaneceu ao lado do marido durante a sessão de autógrafos.

Jornalismo a serviço do meio ambiente

Com prefácio do ministro Marco Aurélio Mello (STF), o livro propõe discutir como a informação de crimes ambientais produzida pelos meios de comunicação pode contribuir para a preservação do meio ambiente, além de servir de instrumento para a investigação criminal. Pereira defende que a veiculação desses crimes, especialmente por emissoras de rádio e TV, pode ser utilizada na instauração do inquérito policial, do procedimento de investigação ou mesmo da ação pública incondicionada.

“A degradação do meio ambiente tem aumentado e preocupado autoridades de todo o mundo. A proposta é estabelecer conexões entre o direito ambiental e a comunicação”, explica o autor. O ministro Marco Aurélio Mello destaca o artigo 225 da Constituição Federal, que assegura o direito ao meio ambiente sadio e equilibrado, reforça o compromisso das instituições republicanas e da sociedade em preservar a integridade do meio ambiente e elogia “O USO DA INFORMAÇÃO COMO NOTÍCIA DO CRIME AMBIENTAL” na preocupação com o valor constitucional.

“O autor promoveu diálogo entre dois elementos fundamentais da Carta da República – o dever da informação, de um lado, e a proteção do meio ambiente, do outro – com o fim de formular proposta, tanto inédita quanto arguta, de utilizar o primeiro como elemento eficaz de assegurar o segundo. (…) O exercício concreto do dever de informação seria um catalisador da proteção institucional do meio ambiente”, escreveu Mello.

Sobre o autor

Marcos Antônio Pereira é especialista em Direito e Processo Penal pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, professor de Direito, advogado no Brasil e em Portugal e membro fundador da Comunidade de Juristas de Língua Portuguesa (CJLP). Foi membro colaborador nas comissões de Direito à Adoção e Seleção e Inscrição da OAB/SP e vice-presidente da Rede Record de Televisão. Atualmente é membro efetivo e consultor da Comissão Especial de Gestão das Guardas e Defesas Civis da OAB/SP e presidente nacional do Partido Republicano Brasileiro (PRB).

Diego Polachini – Comunicação – Presidência Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no novo portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

 

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!