Marcos Pereira discute comércio com ministros de seis países

Agendas trataram prioritariamente temas relacionados ao comércio e investimentos

Publicado em 14/12/2017 - 00:00

Agendas trataram prioritariamente temas relacionados ao comércio e investimentos

Buenos Aires – O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira (PRB), coordenou nesta quarta-feira (13) reuniões bilaterais com seis países: Reino Unido, Espanha, Equador, Austrália, Índia e México. Os encontros aconteceram em Buenos Aires, durante a 11ª Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio. “Avançar nas conversas bilaterais sempre gera bons resultados comerciais e de investimentos para o Brasil. Por isso, mantenho conversas permanentes com nossos parceiros”, disse o ministro.

Em companhia do ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, o ministro Marcos Pereira cumpriu o primeiro compromisso da agenda, que foi uma reunião bilateral com o ministro de Comércio do Reino Unido, Liam Fox. No encontro, os ministros concordaram na necessidade de se direcionar esforços voltados para a facilitação e ampliação das trocas comerciais. Marcos Pereira aproveitou a agenda para confirmar sua participação no próximo encontro do Jetco (Comitê Conjunto Econômico Comercial, na sigla em inglês), a ser realizado em janeiro em Londres.

Com a secretária de Comércio da Espanha, Marisa Poncela, Marcos Pereira reiterou o esforço feito pelo Mercosul para apresentar uma oferta melhorada à União Europeia. “Agora depende de uma resposta dos europeus para concluir o acordo de livre comércio entre os blocos”, ressaltou. Marcos Pereira, no entanto, disse à secretária que segue com esperanças de o acordo político ser assinado no início de 2018.

Com os equatorianos, Marcos Pereira coordenou discussões referentes aos entraves ao comércio bilateral. Do lado brasileiro, houve um posicionamento a respeito de medidas aplicadas contra as exportações de mais de cem produtos brasileiros, no que se refere à origem. Do lado equatoriano, houve ponderação sobre as importações brasileiras de banana e camarões equatorianos. Marcos Pereira disse ao ministro de Comércio Exterior do Equador, Pablo Campana Saenz, que os temas estão sendo resolvidos no Brasil. Por sua vez, Saenz se comprometeu a avaliar internamente as barreiras impostas a produtos brasileiros.

Austrália e Índia

Após o almoço, Marcos Pereira se reuniu com o ministro de Comércio e Investimento da Austrália, Steven Ciobo, e manifestou interesse em fortalecer o diálogo entre os dois países para ampliar as trocas comerciais e facilitar aportes.

O ministro australiano reiterou que está sendo negociado um acordo com o Peru e que já foram iniciadas conversas com a Aliança do Pacífico. “Entendemos que há muitas oportunidades no Mercosul”, disse, reforçando que um nível de ambição é importante para avanços nas negociações. Por sua vez, Marcos Pereira reiterou a necessidade de se avançar nas negociações do Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos (ACFI), cuja conversa já foi iniciada entre técnicos dos dois governos. Ao final, os ministros concordaram em iniciar um estudo de viabilidade de um acordo comercial.

Em seguida, Marcos Pereira se reuniu com o ministro de Comércio da Índia, Suresh Prabhu, com quem conduziu conversas no sentido de se ampliar a abrangência do acordo Mercosul-Índia. “Precisamos tornar esse acordo mais amplo”, disse Marcos Pereira. O ministro indiano reconheceu a relevância do Brasil como líder da região e disse que a Índia também exerce um importante papel na Ásia. Na conclusão do encontro, Suresh Prabhu convidou o ministro brasileiro para uma agenda na Índia em fevereiro de 2018, a qual Marcos Pereira sinalizou positivamente. Marcos Pereira reuniu-se ainda com o ministro da Economia do México, Ildefonso Guajardo.

Texto e foto: Ascom – MDIC

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend