Marcos Jorge discute modernização da Junta Comercial com contadores

Sistema mais moderno, reforço no quadro de servidores e restabelecimento do horário de funcionamento foram acertados na reunião

Publicado em 20/2/2018 - 00:00

Marcos Jorge discute modernização da Junta Comercial com contadores
Sistema mais moderno, reforço no quadro de servidores e restabelecimento do horário de funcionamento foram acertados na reunião

Brasília (DF) – O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge (PRB), participou de reunião com contabilistas do Distrito Federal, na última semana, para tratar do funcionamento da Junta Comercial. Na pauta do encontro, foram abordados assuntos como a modernização do sistema de registro de empresas (como a recente implantação do Sistema Junta-DF Digital) e dos equipamentos de trabalho, além da melhoria do quadro de servidores da Junta.

O ministro explicou que o atendimento ao público na JCDF passa por um período de transição e reafirmou o compromisso em reestabelecer o horário de funcionamento do órgão. Na reunião ficou acertado que, a partir de 2 de abril, ele volta a ser das 8h30 às 16h30. Marcos Jorge também falou da seleção de até dez novos servidores para atuar na análise de processos, aumentando o efetivo destinado a essa função.

“Nós queremos uma Junta moderna e começamos a implementação de um novo sistema para isso. Mas, nesse prazo de transição, não podemos descuidar do atendimento. Teremos em breve excelentes equipamentos na Junta, uma internet reforçada, um sistema totalmente implementado e com uma equipe técnica treinada para trabalhar com o novo sistema. Dessa forma, penso que praticamente acabam os problemas de atendimento”, concluiu o ministro do PRB.

O ministro esteve com o presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC) do DF, Adriano Marrocos, com a Diretora do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do DF (SESCON-DF), Rosângela Bastos, com o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Brasília, Marcello José Moreira e com o coordenador de um grupo de mobilização criado entre os contadores do DF, Marco Antonio Oliveira.

Ranking

Durante a reunião, também foi discutido o novo Ranking da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), elaborado e divulgado mensalmente pela Receita Federal do Brasil. Segundo o último levantamento, o Distrito Federal alcançou o primeiro lugar entre as 27 unidades da federação, ou seja, a integração entre as etapas de abertura, alteração, baixa e licenciamento de empresas chega a 94% no DF.

A subida no ranking – em outubro o DF ocupava a 26ª colocação – se deu graças à assinatura de um acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), o Governo do Distrito Federal, a Junta Comercial de Minas Gerais e o Sebrae no DF e a implementação do Projeto Junta-DF Digital em dezembro do ano passado.

Agora, todos os órgãos envolvidos na abertura e baixa de uma empresa (como Junta Comercial, Secretaria de Fazenda, Receita Federal, Administrações Regionais, Copo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, etc) estão integrados no Portal de Serviços da JCDF, no qual é possível fazer a consulta de viabilidade de nome e endereço, obter o registro empresarial, o CNPJ, a inscrição estadual e o licenciamento.

Antes da implantação do Junta-DF Digital, a Junta Comercial do DF possuía integração com os órgãos de licenciamento e inscrição estadual apenas para a abertura e baixa de três tipos jurídicos de empresas. Desde dezembro do ano passado, as alterações contratuais – que representam 80% dos processos da JCDF – também passaram a ser coletadas eletronicamente com todos os tipos jurídicos.

Redesim

A Redesim foi criada há 10 anos pela Lei 11.598/07. O processo de abertura de empresas no Brasil, antes da integração levava até 180 dias. Os órgãos federais, estaduais e municipais não eram integrados, gerando duplicidade de exigências, fazendo com que o cidadão tivesse que lidar com procedimentos e normas diferentes em diversos órgaos. A Redesim integra todos os processos, simplifica procedimentos e reduz a burocracia ao mínimo necessário.

Texto e foto: Ascom – MDIC

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend