Marcos Jorge destaca Agenda Brasileira para a Indústria 4.0 em evento no RJ

Um dos objetivos é incentivar setores da economia, como o automotivo, o agro, o têxtil e o da saúde, a figurar na elite global da produção com a adoção de tecnologias inovadoras e disruptivas

Publicado em 16/6/2018 - 00:00

Um dos objetivos é incentivar setores da economia, como o automotivo, o agro, o têxtil e o da saúde, a figurar na elite global da produção com a adoção de tecnologias inovadoras e disruptivas

Rio de Janeiro (RJ) – O governo está na linha de frente para incentivar a indústria 4.0 no Brasil. Essa é a avaliação do ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge (PRB). Ele participou de um evento, no Rio de Janeiro, em que foi anunciado o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Comunicações (MCTIC) a projetos-pilotos da Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês).

Como explicou o ministro, o MDIC lançou em março a Agenda Brasileira para a Indústria 4.0. Um dos objetivos é incentivar setores da economia, como o automotivo, o agro, o têxtil e o da saúde, a figurar na elite global da produção com a adoção de tecnologias inovadoras e disruptivas.

“O momento é oportuno para o setor produtivo brasileiro investir em inovação e tecnologia. A recuperação da indústria, a partir do ano passado, e a volta da confiança na economia – impulsionada pela inflação baixa e redução dos juros – são fatores fundamentais para a transformação que estamos iniciando agora”, disse.

Marcos Jorge explicou que, dentre outras medidas, o MDIC abriu, em conjunto com a ABDI, o Edital para Fábricas do Futuro, que testará em ambientes reais de produção até 10 projetos de soluções inovadoras. Outra iniciativa importante foi tomada pela Câmara de Comércio Exterior (Camex) em fevereiro deste ano. O colegiado zerou o imposto de importação para aquisição de robôs industriais não produzidos no Brasil, o que poderá fazer com que o setor produtivo invista no país, no mínimo, US$ 250 milhões nos próximos dois anos.

“Essas e outras ações previstas na Agenda Brasileira para a Indústria 4.0 vão permitir que empresários invistam na transformação digital e nos ajudarão a ter, em um futuro próximo, um Brasil, decidida e irreversivelmente, 4.0”, concluiu.

Para o presidente do BNDES, Dyogo Oliveira, as soluções baseadas em Internet das Coisas têm enorme impacto no cenário produtivo e, por isso, é essencial que o Estado lance, cada vez mais, políticas públicas para o setor. “Antigamente as tecnologias duravam por mais de um século. Agora, são menos duradouras. Precisamos desenvolver diferentes maneiras de organizar a produção e a tecnologia. E esta será uma grande oportunidade para incentivar a produção de bens de uma maneira nova”.

Essa também é a avaliação do ministro Gilberto Kassab (MCTIC). “A IoT é a bola da vez. Precisamos garantir que o Brasil implante essa tecnologia e se iguale a outros países nesse aspecto”, disse.

Projetos-pilotos em IoT

O BNDES e o MCTIC irão apoiar iniciativas de integração e avaliação de soluções de IoT em Cidades Inteligentes, Saúde e Ambiente Rural.

O valor mínimo do apoio do BNDES será de R$1 milhão, limitado a 50% do total de cada projeto.

Poderão ser apresentadas soluções executadas por Instituições Tecnológicas públicas ou privadas sem fins lucrativos.

Os interessados têm até 31 de agosto para submeter as propostas ao BNDES

Texto e foto: Ascom – MDIC

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend