Marcos Jorge debate indústria 4.0 em seminário realizado pela Folha de S. Paulo

Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços participou do evento e destacou medidas para o setor

Publicado em 14/8/2018 - 00:00

Marcos Jorge debate indústria 4.0 em seminário realizado pela Folha de S. Paulo
Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços participou do evento e destacou medidas para o setor

São Paulo (SP) – A indústria 4.0 foi tema de um seminário realizado, nesta segunda-feira (13), pelo jornal Folha de S. Paulo em São Paulo. O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge (PRB), participou do evento e destacou ações adotadas para o setor.

Como lembrou Marcos Jorge, o MDIC lançou, durante a edição latino-americana do Fórum Econômico Mundial, um conjunto de medidas para auxiliar o setor produtivo, em especial as pequenas e médias indústrias, em direção ao futuro da produção industrial, a chamada “Agenda 4.0”.

Marcos Jorge debate indústria 4.0 em seminário realizado pela Folha de S. PauloAlgumas das medidas previstas nessa agenda já estão em curso, como o lançamento de linhas de crédito, com juros reduzidos, por meio do BNDES, Basa e Finep. O incentivo à instalação das chamadas “Fábricas do Futuro”, por meio de editais de testbeds, também está em fase de conclusão. Além disso, foi fechada uma parceria entre a Universidade do Porto e a Universidade Federal do Amazonas para a criação do primeiro curso de mestrado e doutorado em Indústria 4.0. Serão 30 de mestrado e 15 de doutorado. As primeiras turmas deverão ser formadas ainda neste ano.

Marcos Jorge lembrou que, em fevereiro deste ano, a Câmara de Comércio Exterior (Camex) zerou o imposto de importação para aquisição de robôs industriais não produzidos no Brasil.

O ministro destacou ainda que a Indústria 4.0 foi tema da reunião de 10ª reunião de Cúpula dos BRICS, realizado em julho em Joanesburgo, na África do Sul. “A adoção de novas tecnologias está em franca discussão no mundo. As mudanças da 4ª Revolução Industrial são uma realidade. Precisamos preparar a nossa economia”, disse Marcos Jorge.

Seminário Folha

Além do ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, participaram do evento da Folha de S. Paulo o gerente-executivo de Política Industrial da CNI, João Emílio Gonçalves; o diretor-executivo da Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (BDI), Johannes Klingberg; e Rafael Andrade, representando a Anatel.

O painel foi mediado pelo jornalista Everton Lopes, que é repórter da Folha da área de tecnologia e assina o “Sci-Fi blog”.

Texto e fotos: Ascom – MDIC

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend