Governo Federal transfere Junta Comercial do Distrito Federal para o GDF

Governo Federal transfere Junta Comercial do Distrito Federal para o GDF

“Nossa gestão foi focada em modernizar a Junta Comercial e elevar o padrão do serviço prestado aos empresários do DF”, destaca o ministro do MDIC, Marcos Jorge (PRB)

Brasília (DF) – Foi publicada nesta quarta-feira (5), no Diário Oficial da União, a Medida Provisória 861 que transfere a Junta Comercial do Distrito Federal e as atividades de registro público de empresas mercantis e atividades afins no DF da União para o Distrito Federal. No entanto, estão mantidos o horário e local de funcionamento da Junta Comercial, das 10h às 16h, na quadra 2 do Setor de Autarquias Sul.

O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) transfere a Junta Comercial ao GDF em primeiro lugar no Ranking de Integração da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). “Quando a Secretaria da Micro e da Pequena Empresa e a Junta Comercial chegaram ao MDIC, em março do ano passado, o DF ocupava a 26ª colocação nesse Ranking. Nossa gestão foi focada em modernizar a Junta Comercial e elevar o padrão do serviço prestado aos empresários do DF”, destaca o ministro Marcos Jorge (PRB).

Desde os levantamentos feitos pela Receita Federal em fevereiro, o Distrito Federal se mantém em primeiro lugar entre as 27 unidades da federação, ou seja, a integração entre as etapas de abertura, alteração, baixa e licenciamento de empresas chega a 94% no DF. A subida no ranking se deu graças à assinatura de um acordo de cooperação técnica entre o MDIC, o Governo do Distrito Federal, a Junta Comercial de Minas Gerais e o Sebrae MG e a implementação do Projeto Junta-DF Digital.

Os principais órgãos envolvidos na abertura e baixa de uma empresa (como Junta Comercial, Secretaria de Fazenda, Receita Federal, Administrações Regionais, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, etc) estão integrados no Portal de Serviços da JCDF, no qual é possível fazer a consulta de viabilidade de nome empresarial e de endereço, obter o registro empresarial, o CNPJ, a inscrição estadual e o licenciamento.

Antes da implantação do Junta-DF Digital, a Junta Comercial do DF possuía integração com os órgãos de licenciamento e inscrição estadual apenas para a abertura e baixa de três tipos jurídicos de empresas. Agora as alterações contratuais – que representam 80% dos processos da JCDF – também passaram a ser coletadas, eletronicamente, para todos os tipos jurídicos.

Outra medida da gestão do MDIC foi a instalação da Procuradoria da JCDF, uma demanda que estava pendente há 24 anos. O MDIC garantiu junto à AGU a designação de um Procurador para atuar especificamente nos processos da Junta Comercial do Distrito Federal, que contará com o apoio de mais um advogado da União.

Texto e foto: Ascom – MDIC

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3303-5730

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.