George Hilton é o novo presidente de comissão de prevenção a violência em espetáculos esportivos

George Hilton é o novo presidente de comissão de prevenção a violência em espetáculos esportivos

Ministro George Hilton destaca a importância de parceria com o Ministério da Justiça para que seja estabelecida uma política nacional com o objetivo de coibir a violência nos estádios.

 

Rio de Janeiro (RJ) – Desde o início de sua gestão no Ministério do Esporte, George Hilton (PRB) deixou bem claro que uma de suas maiores preocupações é acabar com a violência no futebol, tanto dentro quanto fora das quatro linhas. Dando continuidade a essa política, o ministro foi empossado oficialmente como presidente da Comissão Nacional de Prevenção da Violência para a Segurança nos Espetáculos Esportivos (Consegue). O mandato vai até 2017.

Além de presidente da Comissão, George Hilton foi o responsável pela abertura da primeira reunião do grupo, nesta quarta-feira (27), no Rio de Janeiro, no hotel Windsor Plaza. No mesmo local, terá início nesta quinta o encontro “Futebol em debate: simpósio de prevenção da violência nos eventos de futebol.”

“Essa etapa de hoje é fundamental. Quando eu assumi o Ministério do Esporte, esse foi um dos compromissos que assumi. Hoje, estamos reativando o Consegue. É um avanço para a gente essa Comissão em parceria com o Ministério da Justiça estabelecer uma política nacional para que a gente possa controlar essa violência nos estádios”, disse o ministro.

george-hilton-prb-presidente-de-comissao-de-prevencao-a-violencia-em-espetaculos-esportivos-foto-ascomme-28-05-15-02A Consegue é uma parceria entre entes públicos, mas é liderado pelo Ministério do Esporte, em parceria com o Ministério da Justiça. Portanto, a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, foi anunciada como vice-presidente da comissão, e avaliou a reativação do Consegue. “Minha equipe está sempre atenta e estudando todos os setores abrangentes na questão discutida. Estamos focados no Estatuto do Torcedor, estudando de cabo a rabo. Temos a missão de fazer com que o futebol volte a ser um espetáculo. Nós vemos algumas pessoas que se dizem torcedores, marcando brigas pela internet, pelas redes sociais. Temos que dar um basta nisso e fazer com que as famílias voltem aos estádios”, disse.

Membro da Consegue, o secretário nacional de Futebol e de Defesa dos Direitos do Torcedor, Rogério Hamam, falou sobre o que vem fazendo para dar um basta na violência: “Nós vimos algumas brechas no Estatuto do Torcedor e vamos fazer algumas alterações, por meio de minutas. No decorrer da discussão desta Comissão, mostrarei alguns dados que consegui, pois o Brasil tem que achar um modelo ideal de fazer a segurança nos estádios do futebol. Tem que haver uma uniformização, mas o importante é que todos nós demos opiniões. Com mais pessoas dando suas opiniões, com mais perfeição e celeridade, chegaremos a um ponto comum.”

Os membros e as apresentações

O grupo interministerial (Esporte e Justiça), com a participação da sociedade civil, foi criado para desenvolver instrumentos e propor políticas públicas para melhorar a segurança nas praças desportivas, além de articular diversos órgãos para a cooperação, troca de experiências e disseminação de boas práticas.

O encontro foi o primeiro dos membros da comissão para o biênio 2015/2017, cujos nomes foram publicados nesta terça-feira (26.05) no Diário Oficial da União. Na reunião, foram apresentados aos novos membros da comissão o regimento interno, a dinâmica de funcionamento das Câmaras Temáticas e a proposta para o Sistema Integrado de Monitoramento de Dados para Prevenção da Violência nos Estádios de Futebol, que servirá para reunir e compartilhar as informações dos diversos atores envolvidos nas operações em dias de jogos (Polícia Militar e Civil, Justiça, ministérios do Esporte e da Justiça, federações e clubes).

Ajustes na minuta para um novo decreto regulamentador do Estatuto de Defesa do Torcedor, elaborado entre os ministérios do Esporte e da Justiça e com enfoque na uniformização dos procedimentos operacionais nos locais de competições esportivas, também foram discutidos.

Outro programa que será utilizado pela Comissão é uma ação lançada por George Hilton: o Grito de Paz, que foi criado após conversa com diversos setores da sociedade civil, e já vem sendo divulgado nos estádios de futebol. Por enquanto, a campanha passou pelo Beira-Rio, em um duelo entre Internacional e Grêmio, pelo Mineirão, no clássico entre Cruzeiro e Atlético-MG, e na decisão do Campeonato Carioca, disputada por Vasco e Botafogo.

Texto: Petronilo Oliveira / Ascom – Ministério do Esporte
Foto: Ascom Ministério do Esporte


Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!