George Hilton discute detalhes da passagem da tocha olímpica pelo Maranhão

Símbolo dos Jogos do Rio passará por São Luís, Imperatriz e Barreirinhas, entre 12 e 14 de junho.

Publicado em 9/11/2015 - 00:00

george-hilton-prb-discute-detalhes-da-passagem-da-tocha-olimpica-pelo-maranhao-foto-ascom-09-11-15
Símbolo dos Jogos do Rio passará por São Luís, Imperatriz e Barreirinhas, entre 12 e 14 de junho.

 

São Luís (MA) – São Luís, Imperatriz e Barreirinhas (porta de entrada dos Lençóis Maranhenses). São esses os pontos de referência do tour da tocha no Maranhão, nos dias 12, 13 e 14 de junho de 2016.

Para ajustar detalhes de logística e mostrar como a passagem do símbolo olímpico é uma oportunidade de nacionalizar os efeitos dos Jogos de 2016, representantes dos governos federal, estadual, municipal e do Comitê Rio 2016 se reuniram na última sexta (06), em São Luís, Maranhão.

A chama olímpica será acesa em 21 de abril de 2016, em Olímpia, na Grécia. De lá, após rápida passagem por destinos gregos, chega ao Brasil em 27 de abril. Em 3 de maio, tem início o tour nacional. Durante a rota pelo Brasil, a tocha será carregada por cerca de 12 mil condutores, além de voar 10 mil milhas pelo país. Qualquer pessoa pode se candidatar a carregar a tocha. A chama olímpica vai passar por 83 municípios escolhidos como “cidade celebração”: em cada um desses locais, haverá um grande evento, que inclui show musical nacional e outras atrações. Todas as 27 capitais dos estados e do Distrito Federal estão incluídas na lista.

O revezamento será feito, além dos carregadores, por um comboio de veículos, que deve passar por cerca de 500 localidades: 300 cidades receberão o revezamento propriamente dito e outras 200 assistirão à passagem do comboio com a chama exposta.

“Eu não tenho dúvidas de que as Olimpíadas serão excepcionais, mas a ideia da tocha ultrapassa, e muito, o Rio. É uma festa nacional. Vamos para as ruas. Tem prefeitos pensando em cavalgadas, asa delta, balão. Temos de mostrar nossas tradições, nossas artes”, afirmou o ministro do Esporte, George Hilton (PRB). “O desafio é fazer que os mais de 205 países que estarão aqui não vejam apenas um país de belezas naturais, mas possibilidades de investimentos. Prefeitos têm aproveitado para convidar empresários para conhecer potencialidades e estimular a vinda de capital estrangeiro para gerar emprego e renda”, completou.

“Temos razões ideológicas e materiais para estarmos felizes por receber a tocha. Teremos ganhos de exposição de imagem e relativos à possibilidade de angariar fatias maiores do turismo nacional. Faremos uma grande festa. No plano ideológico, o esporte é uma das poucas linguagens capazes de superar adversidades, de celebrar a fraternidade e a concórdia, a igualdade de oportunidades entre nações”, ressaltou o governador do Maranhão, Flávio Dino.

Representante dos atletas no evento realizado no Palácio dos Leões, sede do governo do Maranhão, a atleta olímpica Iziane Castro Marques, da Seleção Brasileira de basquete, citou a dimensão simbólica do tour da tocha. “O revezamento prepara o espírito de todos para o que é a Olimpíada. Espero estar lá, com a tocha na mão”, afirmou a ala. “O Nelson Mandela já disse que o esporte tem o poder de mudar o mundo. Eu acredito nisso. O esporte simboliza a chance de nos conscientizar de que adversidades e sacrifícios valem a pena em busca de maiores conquistas”, completou.

Secretário de assuntos federativos da Presidência da República, Olavo Noleto reforçou a oportunidade de dar visibilidade a histórias e características regionais durante o tour da tocha. “É o momento que chama a atenção da sociedade para o significado da Olimpíada. Cerca de 40 mil jornalistas estarão no Brasil. E eles têm interesse em contar muito sobre as oportunidades de turismo, gastronomia e cultura em nosso país”, observou.

Os prefeitos de Imperatriz e Barreirinhas, além de deputados estaduais, federais e de representantes do Comitê Rio 2016 também estiveram presentes no evento, assim como atletas maranhenses de diversas modalidades, como judô, basquete, atletismo e ginástica artística.

Texto: Gustavo Cunha / Ascom – Ministério do Esporte
Foto: Francisco Medeiros / Ascom – Ministério do Esporte

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend