Faculdade Republicana terá autonomia acadêmica

Faculdade Republicana terá autonomia acadêmica

A afirmação é do diretor da instituição, Leonardo Barreto, durante live promovida pela Agência PRB Nacional

Publicado em 11/7/2019 - 00:00 Atualizado em 1/7/2020 - 17:37

Brasília (DF) – A Agência PRB Nacional promoveu, nesta quarta-feira (10), um bate-papo on-line com o presidente da Fundação Republicana Brasileira (FRB), Renato Junqueira, e o diretor da Faculdade Republicana, Leonardo Barreto.

O debate foi mediado pela coordenadora da Agência PRB Nacional, Helen Assumpção, direto da sede da Faculdade Republicana e foi exibido na página do partido no Facebook. Renato Junqueira destacou que o diferencial da Republicana em relação às demais instituições é que ela vai agregar o conhecimento teórico com a prática, ao dispor de um corpo docente com ampla experiência, além de defender a imparcialidade na pluralidade de ideias no ambiente de ensino.

“Embora seja uma faculdade ligada à Fundação Republicana Brasileira (FRB), entidade partidária, os nossos professores e o corpo docente serão totalmente isentos, imparciais e não haverá ideologia partidária. Será uma faculdade que não terá apenas a teoria, mas teremos também o ensino na prática. Por exemplo, temos uma sala com o laboratório de práticas pedagógicas exclusivo para simular o trabalho do plenário de uma comissão do Congresso Nacional”, explicou Junqueira.

CAM

Com o objetivo de garantir assistência às causas municipalistas, a FRB, que funciona no mesmo prédio da Faculdade Republicana, contará com uma Central de Atendimento aos Municípios (CAM) dedicada a auxiliar parlamentares e a orientar gestores municipais que buscam recursos financeiros junto aos órgãos federais em Brasília.

“Os gestores municipais precisam buscar recursos em Brasília e muitos deles não têm uma equipe técnica na área e acabam ficando perdidos. Na central, temos uma pessoa especializada em como funciona a máquina municipal e toda uma equipe com conhecimento em orçamento, tributação e projetos especializada em como funcionam os sistemas do governo. Então, esta consultoria vai permitir que a visita dos prefeitos aos ministérios seja exitosa para seus municípios”, disse Junqueira.

Para saber mais informações sobre o trabalho da CAM os interessados devem entrar em contato pelo e-mail cam@fundacaorepublicana.org.br.

Referência no ensino superior

Em sua participação no bate-papo, o diretor da Faculdade Republicana, o cientista político Leonardo Barreto apresentou as instalações da faculdade que, segundo ele, chega ao mercado educacional com o objetivo de ser referência no ensino superior nas áreas pública e política, destacando-se pela excelência e qualidade do ensino oferecido. A instituição contará com um quadro de docentes, mestres e doutores renomados, com plataforma educacional de alto nível e metodologias ativas.

“Este é um projeto de muitas mãos e uma das coisas que me motivam é podermos criar um projeto inédito que tem dois eixos importantes. O primeiro é criar profissionais para atuarem no mundo político com alto nível. E essa profissionalização da política é algo demandado pela sociedade. Quando as pessoas criticam a política elas também estão criticando a ineficiência e falta de competência. Então, a Republicana tem este papel para a sociedade. E o segundo ser um polo de formação de conhecimento. Estou bastante estimulado para criarmos um manual de análises políticas, marketing político e de assessoria parlamentar. Ou seja, aqui vai ser um lugar de criação de conhecimento”, disse Barreto.

Com inscrições abertas, neste primeiro semestre serão ofertados um curso de graduação em Ciência Política e pós-graduação em Gestão Pública, Direito Eleitoral, Análise Política, Gestão de Pessoas, Marketing Político, e Políticas Públicas. As aulas serão presenciais. A faculdade atenderá o público geral independentemente de bandeira partidária.

Ao ser questionado se a ideologia do PRB vai interferir na Faculdade Republicana, Leonardo  esclareceu que a faculdade tem autonomia e preza pelos princípios que devem ser seguidos pelas instituições de ensino superior no Brasil e no mundo.

“Vamos ter aqui professores de diversas matizes que são especializados em suas áreas. O critério para participar, seja como professor, seja como aluno, é ter competência e aptidão para desenvolver um bom trabalho. O que vamos exigir é um compromisso muito firme, pois a mantenedora da faculdade é a Fundação Republicana Brasileira, que é mantida com recursos públicos. Criamos um subsídio para os cursos de graduação e pós-graduação e provavelmente não se vai encontrar um valor como que vamos cobrar aqui”, afirmou Barreto.

Inovação

Com o objetivo de aprimorar a didática do ensino, a Faculdade Republicana contará com uma sala em que os estudantes simularão a discussão e votações de projetos como se estivem em uma comissão do Congresso Nacional. “Estamos desenvolvendo um game para simular situações como as que ocorrem dentro do Congresso Nacional. Essa gameficação vai imaginar um projeto que está sendo debatido e os alunos ter que fazer as escolhas adequadas de regimento para que o projeto chegue ao final de uma maneira que se consiga aprovar, bloquear ou alterar esta proposta. Tudo isso feito por meio de tecnologia e técnica de gameficação”, adiantou o diretor.

Mercado de trabalho

Sobre o futuro do mercado de trabalho, Leonardo Barreto acredita que embora o novo modelo exija um novo perfil de profissional, há amplo espaço para a atuação de gestores públicos. “Hoje temos carreira como a de gestor público, que basicamente são preenchidas por cientistas políticos. Também há espaço para atuar em órgãos como o Itamaraty, na política externa, e os estados têm carreira de gestão pública, fora o universo eleitoral em si. É uma carreira muito promissora”, disse.

Leonardo Barreto também adiantou que dentre os profissionais que atuarão como professores na Faculdade Republicana estão o ex-ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge, e também o secretário adjunto Ministério da Economia, Igor Calvet, que apresentará estudos de caso na gestão de políticas públicas.

Vestibular agendado

As inscrições para ingressar na Faculdade Republicana estão abertas e os interessados devem agendar o dia e horário para prestar o vestibular. Informações pelo telefone (61) 3772-4141, pelo e-mail matriculas@faculdaderepublicana.org.br ou pelo site https://faculdaderepublicana.org.br/.

Assista a entrevista na íntegra:

Texto e foto: Agência PRB Nacional

Reportar Erro
Send this to a friend