Em Vitória, George Hilton ressalta papel da logística no revezamento da tocha do Rio 2016

A tocha passará por nove cidades no Espírito Santo, incluindo Vitória, Guarapari e Vila Velha

Publicado em 14/9/2015 - 00:00

george-hilton-prb-evento-tocha-olimpica-vitoria-foto-roberto-castro-14-09-15
Sobre o significado da tocha olímpica, Hilton lembrou da força que existe quando todos estão em harmonia.

 

Vitória (ES) – Vitória recebeu na última sexta-feira (11) a reunião para ajustes operacionais da passagem da Tocha Olímpica pelo estado. Integrantes dos governos federal, estadual e de prefeituras do Espírito Santo se encontraram em Vitória para mapear e determinar atribuições em todas as áreas estratégicas para o sucesso do revezamento, como turismo, segurança e defesa, cultura e mobilidade, entre outros.

“Me sinto um privilegiado por estar nessa pasta justamente no momento mais importante de sua história. Temos nos preocupado bastante com a estrutura dos Jogos, mas principalmente com o rendimento dos nossos representantes. Programas como o Brasil Medalhas, Bolsa-Atleta, Bolsa Pódio estão indo bem e os atletas sabem que nunca o governo federal investiu tanto no esporte brasileiro”, destacou o ministro do Esporte, George Hilton (PRB), durante a reunião.

george-hilton-prb-evento-tocha-olimpica-vitoria-foto2-roberto-castro-14-09-15Os principais atletas presentes no Palácio José Anchieta foram Alisson e Bruno Schmidt, dupla favorita à medalha nos Jogos Olímpicos do Rio-2016, e a ex-ginasta Ana Paula Rodrigues. Vitória é a quinta cidade a receber a reunião operacional da tocha olímpica. Anteriormente, a discussão a respeito do revezamento passou por Aracaju, Goiânia, Florianópolis e Maceió.

A tocha passará por nove cidades no Espírito Santo: Vitória, Linhares, Cachoeiro do Itapemirim, Guarapari, Vila Velha, Serra, Aracruz, Colatina, São Mateus. O revezamento no Brasil terá início em Brasília, no dia 3 de maio de 2016 e percorrerá cerca de 20 mil quilômetros, em comboio rodoviário, por mais de 500 municípios brasileiros. O final do trajeto será no dia 4 de agosto, véspera da abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

O ministro falou também sobre a organização dos Jogos Olímpicos. “Estamos mostrando que o Brasil amadureceu. Superamos as críticas, a desconfiança, e a organização está perfeita. Vamos parar com esse medo, pessimismo. Estamos fazendo por onde. Não digo só o governo federal, mas também estadual e municipal, e também às empresas privadas que estão acreditando no nosso empenho”, disse.

“Essa parte da logística da tocha é muito importante, mas está em boas mãos e dará tudo certo. Minha preocupação em todos os lugares que vou é incentivar as crianças a praticarem esporte e diminuir o número de sedentários no Brasil. Por isso, Bruno, Alisson e Ana vocês são responsáveis para atraírem pessoas ao esporte”, comentou George Hilton.

Sobre o significado da tocha olímpica, Hilton lembrou da força que existe quando todos estão em harmonia. “O fogo da tocha é o fogo da chama que nos chama a lutar, competir. Mas hoje a questão é celebrar a união dos estados do Brasil. Em cem dias, todas as unidades federativas do país receberão a tocha. Mostraremos que, independentemente de partido, raça, sexo, estamos juntos. A união do povo brasileiro prova que mesmo com as dificuldades conseguimos superar todas as expectativas”, finalizou o ministro do Esporte.

Vice-governador do Espírito Santo, César Colnago, fez coro ao discurso do ministro. Formado em medicina, ele elogiou a postura de George Hilton. “O que o ministro falou e está botando em prática é fundamental. Esporte é vida, saúde. E em termos de dinheiro público, tratar uma doença é mais caro do que preservar, evitar que o ser humano tenha problemas de saúde. Então esse incentivo à prática esportiva é fundamental e vamos perseverar nesse caminho”, declarou.

A respeito do Revezamento da Tocha Olímpica 2016, Colnago explicou o porquê dessa reunião com tanta antecedência. “A tocha é um símbolo que, até mesmo quem não é fã de esporte quer chegar perto, tocar. Então, temos que nos organizar como um todo. Segurança, acessibilidade, logística, trânsito, enfim. Todos esses aspectos vêm sendo abordados para ser uma bela festa, sem nenhum percalço no meio do caminho. Na quinta (10), conversamos com representantes municipais, estaduais e federais de diversos órgãos responsáveis para que essa festa seja completa e estamos nos entendendo bem. Vai dar tudo certo”, comentou Colnago.

 

Texto: Petronilo Oliveira / Ascom – Ministério do Esporte
Foto: Roberto Castro

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend