Em Palmas, secretário Evandro Garla prestigia reinauguração do Estádio Nilton Santos

evandro-garla-prb-visita-estadio-palmas-jogos-indigenas-foto-francisco-medeiros-21-10-15

Secretário Evandro Garla destacou o papel das obras de revitalização que o evento mundial já trouxe para Palmas.

 

Palmas (TO) – No gramado central do Estádio Nilton Santos, em Palmas, crianças, jovens e adultos do povo Javaé, do estado tocantinense, fizeram uma saudação especial à arena que foi reformada para receber as partidas de futebol da primeira edição dos Jogos Mundiais Indígenas. Eles fizeram uma apresentação cultural de dança e cânticos para o governador do estado, Marcelo Miranda, o prefeito da cidade, Carlos Amastha, e para o secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, Evandro Garla (PRB), que participaram da cerimônia de reinauguração da arena de futebol.

O povo Javaé é dividido em 13 aldeias ao longo do rio Javaés. Eles habitam a Ilha do Bananal, considerada uma das maiores ilhas fluviais do mundo, na divisa entre Tocantins e Goiás.

“O clima da cidade está fantástico. Estive em uma escola onde estão hospedados cerca de 600 indígenas. Eles estão se confraternizando, cantando e dançando. É um encontro cultural que eu nunca vi na vida. É realmente um resgate das origens das culturas de todos os povos do mundo”, disse o prefeito da cidade, Carlos Amastha, durante a visita à arena esportiva.

Na oportunidade, o governador Marcelo Miranda falou sobre o orgulho dos tocantinenses em receber a primeira edição dos Jogos Mundiais Indígenas. “Estou muito feliz com a parceria entre os governos federal, estadual e municipal. Entendo que estes Jogos Mundiais ficarão marcados na história do nosso estado e do mundo. A festa é deles e temos que parabenizar os indígenas, todos aqueles que acreditaram vieram a Tocantins e, tenho certeza, levarão de volta para casa uma lembrança de um povo hospitaleiro”, disse o governador.

Estádio

A reforma do Estádio Nilton Santos é um dos legados físicos que os Jogos deixarão para a cidade de Palmas. Com a revitalização, a arena passou a seguir os padrões exigidos pelo Estatuto do Torcedor e poderá receber partidas de futebol de todo o estado.

evandro-garla-prb-visita-estadio-palmas-jogos-indigenas-foto2-francisco-medeiros-21-10-15O secretário Evandro Garla destacou o papel das obras de revitalização que o evento mundial já trouxe para Palmas. “Muitos estão perguntando o que seria o legado para os Jogos Mundiais Indígenas. Esse é o primeiro ponto legado físico dos Jogos, além do legado imaterial que será a troca de cultura, a festa e tradições que os indígenas estarão trazendo para Palmas”, disse.

Com o lema “Em 2015, somos todos indígenas”, a primeira edição do evento será a celebração da cultura nativa, diversidade, arte e tradição, que vai de 22 a 31 de outubro. A programação conta com esportes indígenas, que se dividem em jogos tradicionais demonstrativos e jogos nativos de integração, além dos esportes ocidentais competitivos, que também tem a característica de unificação das etnias e povos indígenas.

Texto: Breno Barros / Ascom – Ministério do Esporte
Fotos: Francisco Medeiros / Ascom – Ministério do Esporte

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!