Em João Pessoa, Rogerio Hamam participa de debate sobre violência no futebol

Para o secretário, a violência no futebol não tem uma causa única e não existe uma fórmula mágica para acabar com ela

Publicado em 3/7/2015 - 00:00

Em João Pessoa, Rogerio Hamam participa de debate sobre violência no futebol
Para Hamam, a violência no futebol não tem uma causa única e não existe uma fórmula mágica para acabar com ela.

 

João Pessoa (PB) – Com o objetivo de debater a violência no futebol e buscar contribuições para a criação do Sistema de Monitoramento de Dados, o Ministério do Esporte deu início nesta quinta-feira (02) em João Pessoa (PB), ao “Simpósio de Prevenção da Violência nos Eventos de Futebol”. O seminário, que termina nesta sexta-feira (03) e está na sua segunda edição, passará por todas as regiões do Brasil (a primeira reunião aconteceu no Rio de Janeiro). O secretário Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Rogerio Hamam (PRB), participou da abertura do evento.

Durante dois dias, o simpósio vai tratar de temas relevantes, como segurança do torcedor nos estádios; juizado cível e criminal do torcedor; sistema integrado de monitoramento para prevenção da violência; responsabilidade do Estado nos eventos de futebol; legislação e mudanças no Estatuto do Torcedor; além de medidas punitivas e socioeducativas.

De acordo com o secretário Hamam, o Ministério do Esporte tem promovido várias ações para oportunizar o debate sobre o aprimoramento do espetáculo do futebol, como a classificação dos estádios, a torcida cidadã e o monitoramento dos torcedores. “Esse encontro busca o intercâmbio de informações e a troca de experiências que vão enriquecer a elaboração do Sistema de Monitoramento de Dados, uma parceira dos ministérios do Esporte e da Justiça”, explicou.

O Sistema, que está sendo baseado em várias experiências de sucesso, vai resultar no Observatório do Futebol, uma ferramenta que vai possibilitar um monitoramento dos atos de violência em todo o território brasileiro.

Para Hamam, a violência no futebol não tem uma causa única e não existe uma fórmula mágica para acabar com ela. É preciso, segundo ele, um envolvimento de instituições envolvidas e da sociedade nesse debate. “Não temos como tirar uma pílula do bolso e acabar com essa violência. Precisamos trabalhar, planejar ações e capacitar pessoas para ter sucesso nessa importante missão de otimizar o espetáculo futebol”, concluiu.

Visitas

Após a abertura do Simpósio, o secretário Rogério Hamam visitou o Centro de Treinamento do Valentina “Ivan Tomaz” de João Pessoa, reformado por meio do projeto de nacionalização da Copa do Mundo do Ministério do Esporte.

Atualmente, o CT é usado para programa social que atende crianças da rede municipal e recebe campeonatos das ligas amadoras e de jogos oficiais de times profissionais da região. Além disso, times das séries C e D do Brasilerão utilizam o local para treinamentos antes dos jogos na cidade.

Para Hamam, o CT é exemplo da importância do legado do Mundial. “O equipamento é fundamental para fomentar o futebol aqui. Vamos discutir parcerias com a prefeitura e com a Federação Paraibana de Futebol para ampliar ainda mais essas ações e dar continuidade ao legado da Copa do Mundo”.

Segundo o secretário municipal de Esporte e Lazer, Edmilson Ferreira Alves, o CT do Valentina é muito usado pela população e por times amadores e profissionais. “O CT é diferenciado, de qualidade, e está sendo muito importante para o desenvolvimento do esporte em João Pessoa”, disse.

Em seguida, Rogério Hamam conheceu a estrutura do centro de treinamento do Botafogo da Paraíba, ao lado do presidente do clube, Guilherme Carvalho. No local, conversou com crianças de um dos núcleos do Programa Esportivo Educacional (Pese) da prefeitura, que todas as terças e quintas utilizam a estrutura do clube para praticar o futebol.

Texto e foto: Rafael Brais / Ascom – Ministério do Esporte

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend