Em discurso na Câmara de Comércio Brasil-França, George Hilton destaca nacionalização dos Jogos Rio 2016

Em discurso na Câmara de Comércio Brasil-França, ministro George Hilton destaca nacionalização dos Jogos Rio 2016

George Hilton está em Paris para participar da 38ª Conferência-Geral da Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura)

Paris (França) – A reta final das obras e preparativos para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 foi destacada nesta segunda-feira (09) pelo ministro do Esporte, George Hilton (PRB), em discurso na Câmara de Comércio Brasil-França, em Paris. Convidado de um jantar que reuniu empresários dos dois países, além do ministro do Esporte francês, Thierry Braillard, e do embaixador do Brasil na França, Paulo Cesar de Oliveira Campos, George Hilton explicou o processo de nacionalização dos Jogos Rio 2016 coordenado pelo governo federal: “Daquele pontinho ali no litoral, que é a cidade do Rio, vai-se espalhar por todo o território nacional o que chamamos de legado dos Jogos”.

Em discurso na Câmara de Comércio Brasil-França, ministro George Hilton destaca nacionalização dos Jogos Rio 2016O ministro brasileiro está em Paris para participar da 38ª Conferência-Geral da Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura). Os 195 Estados-membros vão promover nesta quarta-feira (11) a revisão da Carta Internacional de Educação Física e Esporte, dando ênfase ao ensino de educação física nas escolas como base da prática perene de atividades esportivas. “Em extraordinária coincidência, a resolução que será definida aqui em Paris, recomendando às nações que elejam a educação física dos povos como prioridade, converge para o plano de esportes que vem sendo desenvolvido pelo governo brasileiro”, discursou George Hilton.

Desde que divulgou a primeira fase do Diagnóstico Nacional do Esporte, em abril, o ministro tem defendido o fortalecimento da educação física nos currículos escolares como forma de combater o índice preocupante de sedentários no Brasil – 45,9%, de acordo com a pesquisa do Ministério do Esporte. “Temos uma grande responsabilidade como país olímpico. Uma missão que não depende apenas do Poder Público. Para cumpri-la, contamos com o apoio da iniciativa privada. Juntos, governo e empresas, atletas e sociedade, vamos consolidar o esporte como ferramenta de educação, de inclusão social, de garantia à saúde e à qualidade de vida”, disse.

Em discurso na Câmara de Comércio Brasil-França, ministro George Hilton destaca nacionalização dos Jogos Rio 2016George Hilton lembrou que o governo federal está montando a Rede Nacional de Treinamento, com a construção e a reforma de centros de várias modalidades olímpicas em todas as regiões do país, além de erguer 255 Centros de Iniciação ao Esporte em 241 cidades. “O impulso à prática esportiva conferido pelos Jogos Olímpicos e Paralímpicos encontrará locais com toda a infra-estrutura para se praticar desde o nível básico, desde o primeiro contato com o esporte, até o treino de alto rendimento”, explica.

Sistema Nacional do Esporte

O ministro do Esporte chegou a Paris na tarde desta segunda-feira (09). Antes do jantar que homenageou as empresas Natura (Brasil) e Sangoban (França), ele se reuniu com a embaixadora da Delegação Permanente do Brasil junto à Unesco, Eliana Zugaib, e com o embaixador Paulo Cesar de Oliveira Campos para se inteirar dos últimos detalhes da Conferência-Geral da Unesco.

George Hilton reiterou aos diplomatas que pretende enviar ao Congresso Nacional até o fim do ano o projeto do Sistema Nacional do Esporte, espécie de Lei de Diretrizes e Bases. “Vamos definir as responsabilidades dos entes públicos e privados, desde o ensino obrigatório de educação física até a gestão dos centros de alto rendimento”, explicou o ministro. “Precisamos de uma legislação transversal, que garanta a continuidade das políticas públicas”, ponderou.

Texto: Paulo Rossi / Ascom – Ministério do Esporte
Fotos: Roberto Castro / Ascom – Ministério do Esporte

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!