Distrito Federal terá centro de referência para pesca

30_10_12_destaque01_df_df_sera_referencia_pesca_crivella_convenio

Crivella firma convênio para desenvolvimento do setor

Brasília (DF) – O ministro da Pesca, Marcelo Crivella (PRB), e o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, assinaram convênio para a instalação de um centro de referência e para o desenvolvimento da aquicultura no DF, que será modelo para todo o País. A parceria foi estabelecida durante a solenidade de lançamento do Plano Safra da Pesca e Aquicultura, no Palácio do Planalto, que contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff, na última quinta-feira (25).

De acordo com Crivella, o objetivo do MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura) é investir R$ 4,1 bilhões no plano, para expandir a aquicultura, modernizar a pesca e fortalecer a indústria e o comércio pesqueiro, a fim de atender à demanda interna e ampliar as exportações do país. A meta é produzir 2 milhões de toneladas anuais até 2014.

No Distrito Federal, o convênio firmado pelo governador Agnelo Queiroz e o governo federal vai ampliar a distribuição de alevinos e garantir qualificação profissional aos que trabalham na área. Será instalado na Granja do Ipê, no Riacho Fundo, região administrativa do DF, o centro de referência de Pesca e Aquicultura e de desenvolvimento do setor na Região Integrada de Desenvolvimento do DF.

De acordo com a Emater-DF (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), cada brasiliense consome, em média, 14kg de peixe por ano. Essa quantidade é maior que a média nacional, de 9kg, e também supera o consumo recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) que é de 12kg de pescado por ano.

Segundo a Seagri (Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural), a produção de peixe no DF e Entorno tem margem para expansão, uma vez que os produtores locais conseguem fornecer apenas 15% do consumo anual, estimado em 31,3 toneladas. Os outros 85% necessários para suprir a demanda vêm de fora.

Fonte: R7
Foto: Roberto Barroso
Edição: Jamile Reis

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!