Crivella firma acordo para ajudar setor aquícola e pesqueiro

Brasil e Costa do Marfim firmam acordo para a troca de experiências

Publicado em 11/12/2013 - 00:00

Crivella firma acordo para ajudar setor aquícola e pesqueiro
Marcelo Crivella (direita) ao lado do ministro dos Recursos Animais e Haliêuticos da Costa do Marfim, Kobenan Kouassi Adjoumani

 

Brasília (DF) – O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella (PRB) recebeu o ministro dos Recursos Animais e Haliêuticos da Costa do Marfim, Kobenan Kouassi Adjoumani e delegação. No encontro foi assinado um acordo de cooperação entre os dois países com o objetivo de promover a troca de conhecimentos e tecnologia com foco no desenvolvimento sustentável da pesca e aquicultura. Segundo o ministro Crivella, o acordo permitirá que a África produza, por exemplo, tilápias melhoradas geneticamente.

11_12_13_destaque03_brasil_costa_marfim_firmam_acordo002“As tilápias que nós conseguimos desenvolver no Brasil melhoradas geneticamente serão repassadas para a Costa do Marfim. Tenho certeza de que será um pouco da retribuição que recebemos ao longo da história brasileira sobretudo de capital humano”, diz Crivella.

Nessa cooperação, estão previstas ações de capacitação de técnicos na pesca artesanal e esportiva, na produção de organismos aquáticos, incluindo a piscicultura continental, a criação de camarões e de moluscos, reforçando o conhecimento científico em monitoramento e controle da pesca e aquicultura. Segundo Crivella a parceria contribuirá também para que os jovens da Costa do Marfim que queiram estudar e trabalhar nas fazendas aquícolas do Brasil retornem a África com pleno conhecimento de toda a cadeia produtiva.

Em seu discurso, o ministro dos Recursos Animais e Haliêuticos da Costa do Marfim, Kobenan Kouassi Adjoumani disse que o país está num período de retomada econômica dos laços com os parceiros e que pretende também elevar a imagem do país no cenário internacional. Segundo ele, o acordo com o Brasil visa reforçar as capacidades técnicas e administrativas, a cooperação científica e a luta contra a pesca não declarada e não regulamentada.

As ações com o propósito de firmar a parceria tiveram início nas missões realizadas pelo MPA à Costa do Marfim, em setembro de 2012 e abril de 2013. Essas visitas foram feitas com o objetivo de levantar dados e avaliar as necessidades e possibilidades para a elaboração de um projeto de cooperação.

11_12_13_destaque03_brasil_costa_marfim_firmam_acordo003O projeto será estabelecido no âmbito do Programa Brasil-FAO e contará também com o Apoio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), da Embaixada do Brasil na Costa do Marfim e da Embaixada da Costa do Marfim no Brasil.

Ao final do evento, o ministro dos recursos naturais e pesqueiros da Costa do Marfim, Koeenan Adjoumani presenteou o ministro Marcelo Crivella com o traje típico usado pelos príncipes em seu país.

Fonte e fotos: Ascom – MPA

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend