Camex zera imposto para importação de feijão por três meses

A medida foi assinada hoje pelo ministro Marcos Pereira (PRB) e será publicada amanhã no Diário Oficial da União

Publicado em 23/6/2016 - 00:00

Camex zera imposto para importação de feijão por três meses
Marcos Pereira presidiu nesta quinta-feira (23) a reunião do Grupo Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Camex)

 

Brasília (DF) – O ministro Marcos Pereira (PRB) presidiu nesta quinta-feira (23) a reunião do Grupo Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Camex) que zerou o Imposto de Importação para os feijões preto e carioquinha pelo período de três meses. A medida foi assinada hoje pelo ministro e será publicada amanhã no Diário Oficial da União. A decisão foi tomada em função da elevação do preço do produto, motivada por uma combinação de fatores, dentre eles problemas climáticos que afetaram a safra.

Em junho, segundo IPCA, o feijão teve alta 16,38% sobre o mês anterior. No acumulado de 12 meses até maio, os preços do produto já haviam subido quase 42%. “Como não há perspectiva do aumento da oferta do produto no mercado no curto prazo que seja proveniente da produção regional, decidimos que é necessário facilitar a importação, por meio da redução da alíquota do Imposto de Importação”, explicou Marcos Pereira. A tarifa para importação dos feijões é de 10%. A redução será feita por meio da inclusão de dois códigos relacionados ao feijão (NCM 0713.33.19 e NCM 0713.33.99) na Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum (Letec).

Texto e foto: Ascom – MDIC

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend