Aquicultura: Crivella anuncia projetos para fortalecer o setor

22_04_13_destaque01_mpa_crivella_anuncia_projetos_estruturantes_aquicultura001

Segundo o ministro, a presidente Dilma Rousseff quer financiar, desonerar e simplificar o setor pesqueiro nacional

Brasília (DF) – O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella (PRB), apresentou, na última semana, a dirigentes de governos estaduais, consórcios públicos intermunicipais e prefeitos, reunidos em Brasília, as ações e os projetos estruturantes da pasta para a aquicultura, que deverão ser levados em consideração pelos municípios brasileiros no planejamento de suas ações.

Segundo o ministro, a presidente Dilma Rousseff quer financiar, desonerar e simplificar o setor pesqueiro nacional. Crivella adiantou que a presidente pretende agilizar o aproveitamento das águas da União, no continente e no mar, até o percentual de 0,5%, para a atividade aquícola, desde que o processo seja monitorado e não apresente qualquer risco para o meio ambiente.

Potencialidades

A importância econômica do pescado, as perspectivas do Brasil no setor e os projetos estruturantes para a aquicultura foram detalhados por Adalmyr Morais Borges, diretor da Secretaria de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura do MPA. Ele lembrou que o pescado é responsável por 60% de todas as exportações no mercado mundial de proteína animal. Informou que o Vietnã tem apenas 10% da água do Brasil, mas produz dez vezes mais pescado. Para ele, o país precisa aproveitar melhor o seu potencial para a aquicultura, já que conta com 190 reservatórios e 8 mil Km de litoral onde será possível a produção de sete milhões de toneladas de pescado.

22_04_13_destaque01_mpa_crivella_anuncia_projetos_estruturantes_aquicultura002O Governo Federal prioriza estrategicamente, nesta etapa, a implantação de centros de referência em piscicultura no Distrito Federal e em Minas Gerais, bem como no Ceará, neste caso para incluir a maricultura. A piscicultura será incentivada especialmente nos estados do Acre, Roraima, Pará, Mato Grosso, Tocantins, Bahia, Goiás, Paraná, Paraíba, Sergipe/Alagoas e Espírito Santo. A carcinicultura estará concentrada nos estados do Maranhão e Piaui.

Para a organização da cadeia produtiva, o MPA desenvolveu metas modulares, que abrangem sistema produtivo, Assistência Técnica (ATER), Unidade de Forma Jovem, Fábrica de Ração e Unidade de Beneficiamento.

Em piscicultura, o módulo mínimo deverá beneficiar pelo menos 400 famílias, com produção entre 1.500 e 2.000 toneladas/ano, em 200 hectares de viveiros e/ou13.000 de tanques rede (gaiolas). Haverá um técnico para cada 100 aquicultores.  A unidade de produção de alevinos terá o módulo mínimo de 3 milhões de unidades/ano. A unidade de ração, 4.000 toneladas/ano, e a Unidade de Beneficiamento, 1.500 toneladas/ano (5t/dia). Cada módulo mínimo demandará recursos da ordem de R$ 14,5 milhões.

Na carcinicultura, a produção no módulo mínimo será de 576 toneladas/ano, em 150 hectares de viveiros. Cem famílias serão beneficiadas. Em seguida, o diretor Sebastião Saldanha Neto, da Secretaria de Infraestrutura e Fomento da Pesca e Aquicultura, explicou aos prefeitos como os projetos municipais devem ser encaminhados ao MPA.

Fonte e fotos: Ascom – MPA

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!