Aquicultores ainda podem concorrer a áreas aquícolas no reservatório de Lajeado

26_09_13_destaque04_to_crivella_anuncia_concorrem_aquicultores_lajeado_to

Em Lajeado, foram destinados à concorrência pública mais de 133 hectares de águas sob domínio da União

Brasília (DF) – O Ministério da Pesca, liderado por Marcelo Crivella (PRB), anunciou que os aquicultores do estado do Tocantins têm até o início do próximo mês de outubro para concorrerem às 263 áreas destinadas à criação de pescado nos cinco parques aquícolas localizados no reservatório da Usina Hidrelétrica de Lajeado. Os envelopes com as propostas devem ser encaminhados à Superintendência de Ministério da Pesca e Aquicultura de Tocantins – localizada na Avenida Teotônio Segurado, Quadra 102, Conjunto 1, Lote 4, Bairro Plano Diretor Sul, Palmas (TO), CEP: 77020-002 – até o dia 3, no caso das áreas não-onerosas (sem fins lucrativos), e até o dia 4, em relação às áreas onerosas.

“A aquicultura tem grande potencial no estado do Tocantins e vai movimentar substancialmente a economia do estado”, destaca a secretária nacional de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura, Maria Fernanda Nince. A estimativa é que a atividade aquícola nos cinco parques de Lajeado resultem em mais de 22 mil toneladas anuais de peixes – de espécies como pacu, Piauçu, Pirapitinga, Lambari, Pirarucu, Pirarara, Jurupensém e Tambaqui – e resultem na criação de aproximadamente dois mil empregos na região.

Em Lajeado, foram destinados à concorrência pública mais de 133 hectares de águas sob domínio da União. Dos cinco parques aquícolas, quatro correspondem a áreas não-onerosas – Brejinho 1 e 2, Miracema-Lajeado e Sucupira. As áreas onerosas estão localizadas no parque Santa Luzia 4.

Os envelopes com as propostas serão abertos, em sessão pública, nos próximos dias 7 (áreas não-onerosas) e 8 (áreas onerosas). Os vencedores das licitações ou concorrências públicas (conforme a Lei 8.666/93) têm prazo de seis meses para a conclusão de todo o sistema de sinalização náutica da área cedida e o início da implementação do respectivo projeto. A autorização/cessão de uso das áreas vigora por 20 anos.

Investimento – Para fomentar a atividade aquícola no país, o governo federal conta com recursos do Plano Safra da Pesca e Aquicultura da ordem de R$ 4,1 bilhões. Com este investimento, a expectativa do Ministério da Pesca e Aquicultura é que a produção nacional de pescado atinja dois milhões de toneladas até o próximo ano.

Os recursos do Plano Safra são acessados por meio da apresentação de projetos junto a bancos públicos, que oferecem juros abaixo da inflação e das taxas praticadas pelo mercado, com três anos de carência e dez anos para a quitação do empréstimo. Além do investimento financeiro, o Plano Safra da Pesca e Aquicultura oferece apoio complementar aos aquicultores, como assistência técnica, modernização das atividades de comercialização do pescado e desenvolvimento da pesquisa e da inovação, além da compra do pescado por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Licitações

De junho até o último dia 11, a Secretaria de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura (Sepoa/MPA) destinou mais de 700 hectares de áreas sob domínio da União para a produção de aproximadamente 200 mil toneladas de pescado por ano, entre peixes, ostras e mexilhões.

Estas áreas localizadas nos estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Pernambuco, Bahia, Paraná e Rio de Janeiro – vão significar a criação de milhares de empregos imediatos (diretos e indiretos). “Além de movimentar a economia local, o desenvolvimento da aquicultura nestes estados vai melhorar a qualidade de vida dos aquicultores e de seus familiares e, ainda, aumentar a oferta de pescado à população”, lembra a secretária Maria Fernanda Nince.

 

Fonte e foto: Ascom – MPA

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!