Agricultura familiar integra projeto da reforma aquária

23_05_13_destaque01_agricultura_familiar_integra_projeto_da_reforma_aquaria_capa

Na mesma solenidade, o ministro assinou com o Sindicato dos Pescadores do Estado do Amazonas um convênio para a promoção do Recadastramento Nacional dos Pescadores

Brasília (DF) – Os trabalhadores da agricultura familiar vão abraçar o projeto da reforma aquária, defendido pelo ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella (PRB), para elevar a produção nacional de peixe cultivado. Como parte da programação do 19º Grito da Terra Brasil, a entidade assinou com o ministério, um termo de cooperação técnica que permite atuação conjunta para a implementação de políticas de incentivo e assistência técnica especialmente para o pequeno agricultor que tem condições de criar peixes em sua propriedade. A assinatura contou com a participação dos ministros Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência), Manoel Dias (Trabalho) e Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário).

“É lamentável que um país com o nosso potencial seja um importador de pescado. Só no ano passado foram importados mais de US$ 1,5 bilhão de dólares de pescado. Isso significa que há mercado e que temos que produzir aqui. Com esse acordo de cooperação, queremos que o agricultor familiar se transforme em aquicultor familiar e tenha acesso às políticas do ministério, como assistência técnica, crédito e equipamentos para produzir e comercializar”, declarou Crivella.

23_05_13_destaque01_agricultura_familiar_integra_projeto_da_reforma_aquaria_2

O presidente da Contag, Alberto Broch, disse que a assinatura do termo de cooperação faz parte do processo de negociação aberto com a Presidência da República e que busca garantir para mais de 25 milhões de trabalhadores rurais o acesso amplo às políticas do governo federal. “Nosso objetivo é sempre avançar, para que nosso povo possa produzir cada vez mais em benefício do Brasil. Vamos juntar a reforma agrária com a reforma aquária”, comentou.

O governo federal trabalha para simplificar o licenciamento ambiental para a produção de pescado cultivado. A proposta, que pretende promover a reforma aquária no país, prevê a liberação de até 0.5% dos espelhos d´água de domínio da união para a produção de pescado mediante simples cadastro. A medida, ainda em discussão no governo, pode garantir ao país uma produção de 25 milhões de toneladas de peixe por ano.

23_05_13_destaque01_agricultura_familiar_integra_projeto_da_reforma_aquaria_1Na mesma solenidade, o ministro assinou com o Sindicato dos Pescadores do Estado do Amazonas um convênio para a promoção do Recadastramento Nacional dos Pescadores. A entidade será parceira do governo no recadastramento de mais de 50 mil pescadores existentes no Estado. O trabalho está sendo realizado em todo o País, por meio de parcerias do Ministério com entidades ligadas ao setor e nas superintendências federais de aquicultura e pesca. O pescador deve procurar uma entidade ou superintendência estadual no mês do seu aniversário.

Fonte e fotos: Ascom – MPA

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!